Aprenda a como fazer adubo orgânico com resto de alimentos

Veja como fazer compostagem facilmente!

0

Hoje, 29 de abril, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar como fazer adubo orgânico com restos de alimentos que você tem em casa, evitando desperdício. Afinal, tudo o que é da natureza se reaproveita de uma forma ou de outra! Portanto, nos acompanhe para as dicas.

A técnica de compostagem de alimentos tem se tornado cada vez mais popular por ser um método simples de obter um adubo orgânico de qualidade e reutilizar alimentos que iriam para o lixo. Dessa forma, trata-se de uma alternativa sustentável e, claro, econômica. Saiba mais abaixo!

Leia mais: Aprenda a como fazer sua goiabeira produzir em grande escala com essas dicas

como fazer adubo orgânico
Veja como fazer adubo orgânico fácil | Canva

Veja como fazer adubo orgânico fácil

A princípio, o nome compostagem já entrega do que esse adubo orgânico é feito: alimentos em decomposição. Isso quer dizer que muito do que você usa em casa – que normalmente iria para o lixo – pode virar nutrientes para cultivar outros alimentos. A natureza é muito linda, não é mesmo?

Primeiramente, encontre um recipiente grande que você possa usar. Por exemplo, uma bacia larga ou um caixote de madeira (que você cobrir com um saco plástico para não vazar) são boas opções. Coloque terra vegetal até dois dedos de distância da borda e faça um buraco no meio para depositar os restos de alimento sem misturar. Depois disso, você pode tampar com folhas secas ou até serragem, porque isso evita o mau-cheiro que virá mais tarde.

Com o tempo, você pode regar sua composteira com um pouco de água, o suficiente para mantê-la úmida: a umidade, nesse caso, ajuda a acelerar a decomposição dos restos de comida. Além disso, a cada 15 dias, comece a misturar  terra com os resíduos, para fazer com que ela fique aerada e tudo fique bem misturado. Em poucas semanas, você terá uma terra mais escura e nutritiva, pronta para utilizar em qualquer planta que quiser.

O que não fazer na sua compostagem

Por fim, algumas coisas você deve evitar colocar na sua composteira, por exemplo:

  • Alimentos industrializados e carnes;
  • Dejetos de animais (cuidado para que seus pets não façam necessidades por ali, pois isso pode contaminar a terra);
  • Cascas de alimentos cítricos, como laranjas e limões.

No geral, fazer adubo orgânico é bem simples e, com esses cuidados, você terá um adubo de qualidade para usar na sua horta ou em outras plantas que tiver em casa. Viu como é fácil?

Leia mais: Aprenda a como fazer muda de Jiboia: método testado e aprovado pela maioria

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.