Veja os fatores mais relevantes para o aumento da produtividade da soja, confira

Saiba tudo sobre esse processo!

0

O aumento da produtividade da soja é uma realidade devido a uma série de fatores específicos. Quem trabalha com esse grão, especialmente com o intuito de produzir em larga escala, precisa apostar em algumas técnicas eficientes para colher os frutos do trabalho.

Hoje, 21 de maio, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te contar quais são os maiores segredos para fazer a soja de desenvolver ainda mais. Portanto, se você está buscando um empurrãozinho para sua produção ficar ainda melhor, continue nos acompanhando e não perca nada!

Leia mais: Veja como plantar ameixa roxa pelo caroço com essas dicas práticas

aumento da produtividade da soja
Saiba o que implica no aumento da produtividade da soja | Canva

Saiba o que implica no aumento da produtividade da soja

A princípio, o Brasil é o maior produtor de soja desde 2020. Nesse sentido, é válido ressaltar que cerca de 50% da soja consumida fora do país tem origem aqui, além de que, nos últimos 25 anos, os números da produção brasileira quase que triplicaram. Ou seja, atualmente é um bom momento para investir nesse commoditie por aqui.

Apesar disso, há alguns desafios que perseguem os produtores do grão. Por exemplo, é necessário, cada vez mais, produzir mais soja, mas, ao mesmo tempo, atentar-se à sustentabilidade, visto que não se deve mais expandir as áreas de cultivo do grão no país. Dessa forma, com o passar do tempo surgem mais estratégias para garantir que não haja desfalque nem desequilíbrio na produção, como você verá abaixo.

Atenção ao nitrogênio!

Basicamente, a soja é um grão que exige bastante nitrogênio no solo, visto que ele é responsável por promover a aeração do solo, por onde a água e os nutrientes devem passar facilmente. Dito isso, a fixação biológica de nitrogênio, desenvolvida pelo pesquisador Luis Gustavo Moretti da Unesp, ajudou a lidar com essa exigência de uma forma prática.

Cuidado com pragas e ervas-daninhas

Assim como outras plantas, a soja está suscetível a sofrer com o ataque de pragas e ervas-daninhas, além de contração de doenças. Dessa forma, o que ajuda a tratar do problema de grandes lavouras é a implementação de ferramentas de monitoramento.

Isso pode ser feito através de um investimento em softwares de monitoramento de pragas, que avisa de qual tipo de tratamento as plantas precisam, quando e onde. Além disso, eles também avisam ao produtor se é necessário cuidar de toda a cultura ou somente da área infectada, a tempo de as doenças não se espalharem.

Preparo profundo

Por fim, uma das técnicas que mais têm se destacado quando o assunto é manejo da soja é a de preparo profundo do solo. Basicamente, trata-se de um preparo canteirizado, que visa destorrar uma determinada área de solo. Além disso, ela também implica em outras funções, que tem como ferramenta principal o manejo integrado. Ou seja, analisa-se as pragas, as plantas concorrentes, as possíveis doenças e do que o solo necessita para ficar fértil.

E aí, gostou de saber mais sobre as técnicas de aumento da produtividade da soja? Comente aí embaixo!

Leia mais: Como cultivar e decorar o ambiente de casa com lírio da paz, veja as melhores dicas agora

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.