Com essa técnica você vai saber a hora certa de colher suas bananas

Não perca tempo!

0

Hoje, 03 de maio, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar quando e como é melhor colher suas bananas. Portanto, se você tem bananeiras em casa, mas fica em dúvida de quando ocorre esse momento, não perca tempo e nos acompanhe.

No Brasil, existe uma variedade diversa de bananas que servem para vários propósitos: comer in natura, cozinhar, fazer doce, fritar etc. Contudo, para isso, é bom que saibamos quando colhê-las, de forma que elas não passem do ponto ou fiquem verdes demais. Quer saber quando isso ocorre? Então venha conosco!

Leia mais: Saiba como cultivar alecrim em apartamento com este guia

colher suas bananas
Saiba quando é melhor colher suas bananas | Canva

Saiba quando é melhor colher suas bananas

Primeiramente, estamos acostumados a ver em mercados e sacolões as bananas verdes, quando recém-chegadas. Dessa forma, pode-se acreditar que o ponto ideal para a colheita é quando elas ainda estão verdes. Entretanto, isso ocorre puramente por motivos logísticos: durante o transporte do produtor aos comerciantes, é bom que o produto esteja seguro. Caso a fruta esteja muito madura, ela pode acabar sofrendo avarias no caminho.

Isso, portanto, pode gerar perdas significativas de produto, o que gera desfalque de estoque e perca de dinheiro. Então quando é o momento certo para colher as bananas? A resposta é que depende. Se você não for comercializá-las, como no exemplo anterior, então é bom colhê-las quando começam a amadurar e sua tonalidade passa de verde para amarelo, aparecendo algumas rachaduras, com a casca bem lisa.

Ademais, existem ainda alguns estados de maturação que ajudam a indicar quando a fruta está pronta para o consumo. O ideal é que, depois de colhidas, as bananas possam descansar em um local longe de Sol direto ou chuvas. Assim, com o tempo, elas ficarão no ponto certo.

Como fazer a colheita

Por fim, existe uma forma correta de colher as bananas, que é retirando o cacho inteiro. Você não precisa de ferramentas para isso, somente pegar no local correto. Ele fica abaixo da última penca, lá em cima, próximo ao galho, no local chamado “coração” da banana. Basta deixar um espaço entre 10 e 20 cm para quebrar aquela parte com as mãos e está pronto!

Viu como é fácil colher suas bananas? Agora você sabe como e pode fazer sem dores de cabeça.

Leia mais: Saiba qual é o maior estado do Brasil considerado o rei do gado

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.