Às vezes você compra um delicioso tempero e já sabe até a ocasião em que irá usá-lo. Contudo, não sabe ao certo como conservar e acaba perdendo o produto. Parece familiar para você esta história? Bom, é mais comum do que imaginamos, não é mesmo? Mas e se você soubesse conservar salsinha na geladeira sem dificuldades? Já pensou não perder mais alimentos ao saber guardar?
Por isso, hoje, 15 de dezembro, em Belo Horizonte, nós, da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te ajudar na hora de conservar o alimento. Entretanto, para te ajudar mais ainda, aprenda também como plantá-la! Assim, você pode ter em casa, colher e já saber como armazenar. Bora saber mais?
Leia aqui: Como plantar cheiro verde em vaso de forma simplificada
Como conservar salsinha na geladeira sem congelar?
Em primeiro lugar, saiba que conservar salsinha na geladeira não é nenhum mistério ou truque de mágica! As técnicas são fáceis e servem, inclusive, para outras folhagens, como cebolinha verde, alface e coentro. Portanto, anote o nosso passo a passo e não deixe passar nenhum detalhes!
- Lave e higienize bem a salsinha;
- Após isto, escolha uma vasilha com uma boa vedação;
- Assim, depois de deixar a salsinha secar naturalmente, pegue um papel toalha e o umedeça levemente;
- Agora, basta que você enrola a salsinha nele e coloque no pote bem vedado.
Pronto, simples assim! Com esta dica, a salsinha que duraria apenas uns 3 dias pode durar mais de uma semana. Todavia, após este tempo, ela começará a amarelar, e a melhor opção depois disso é somente o congelador, combinado? Depois que ela for congelada, não recomendamos utilizá-la para comer crua, apenas refogada. Veja abaixo como tê-la em casa!
Como plantar salsinha?
Dessa forma, agora que você aprendeu melhor como conservar salsinha na geladeira, entenda o plantio, nada mais justo, não é? Bem semelhante ao cultivo do coentro e da cebolinha, você precisará de um local que pegue, no mínimo, 4 horas de sol direto. Além disso, certifique-se de que a terra será bem adubada com matéria orgânica – de preferência húmus de minhoca – e que o vaso ou canteiro estejam livres de impurezas e sujeiras. As irrigações devem ser constantes, mas o solo precisa ser bem drenado, isto é, nada de solo compacto, combinado?
O plantio em si pode ser por muda ou sementes. Se for por muda, comece já no local definitivo, enterrando apenas as raízes e assegurando que há um espaço bom para o crescimento. Se for por sementes, comece em um copinho de plástico e, depois de nascerem 6 folhas, passe para o local final. Não coloque muitas sementes por covas, no máximo 3, e não deixe que os ramos cresçam mais de 10 cm, pois o sabor será alterado.
Você já tem salsinha em casa? Sabia como conservar salsinha na geladeira? Conte para nós nos comentários se você tem alguma dica que nós não citamos e não deixe de clicar no link abaixo para aprender a plantar uma espécie que vai te impressionar!
Continue lendo: Aprenda tudo sobre como plantar Aubrietia neste guia exclusivo