Como cuidar das folhas de couve na horta e diminuir o ataque de lagartas: veja esses truques caseiros que funcionam

Saiba como proteger sua horta!

0

As couves, conforme o tempo passa, estão sujeitas a diversos ataques externos. Por isso, é importante sabermos a melhor forma de cuidar das folhas de couve. Por exemplo, suas folhas podem começar a apodrecer ou a murchar, mas também existem as temíveis pragas, como as lagartas. Nesse sentido, se você sofre com esses problemas e quer resolvê-los, venha conosco! 

Hoje, 08 de maio, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar qual a melhor maneira de evitar avarias na hortaliça e ainda diminuir a incidência de ataque de lagartas. Portanto, se você quer encontrar soluções para essas duas questões, não deixe de nos acompanhar logo abaixo!

Leia mais: Saiba quais são as frutas originárias da África que consumimos diariamente e não sabemos, veja

cuidar das folhas de couve
Veja como cuidar das folhas da couve e resolver problemas de saúde | Canv

Veja como cuidar das folhas de couve e resolver problemas de saúde

A couve-manteiga ou galega é um alimento bastante comum na cultura brasileira. Inclusive, é tão comum que é um dos ingredientes principais em receita como a tradicionalíssima feijoada e feijão tropeiro. Além disso, ainda é muito utilizada no preparo do famoso suco verde, o favorito de quem segue rotinas fitness. 

Entretanto, assim como outras plantas, essa também está sujeita a sofrer com doenças. Cada planta possui uma lista de doenças comuns que podem atingi-las e com a couve não é diferente. Dessa forma, vamos te mostrar como cuidar para que eles não se propaguem mais! 

Eliminando as lagartas

Primeiramente, temos os problemas com as temidas lagartas, que devoram as folhas e acabam com seu crescimento. Uma dica simples é a utilização do detergente para evitar tanto a proliferação dessas pragas quanto de outras, como cochonilhas. Para isso, você só vai precisar de 1L de água e 10g de detergente neutro. 

Misture ambas as soluções bem devagar, porque o ideal é que o detergente não forme espuma na água. A partir disso, você pode espirrar na sua couve uma vez a cada 15 dias, certificando-se de borrifar bem embaixo das folhas.  

Cuidado com fungos!

Ademais, para acabar com os pulgões e fungos pretos que se espalham pelas folhas, você pode utilizar óleo de andiroba. Isso porque os venenos comuns podem acabar matando outros insetos úteis para as plantas, como os polinizadores. 

Portanto, dilua apenas 2ml do óleo em todas as folhas da couve, especialmente na parte debaixo. Aliás, dá para borrifar no caule e próximo à raiz também para continuar protegendo sua planta. Com esses poucos cuidados você garante que ela crescerá saudável, sem riscos de morrer. 

Viu como é fácil cuidar das folhas de couve? Tente em casa e nos conte nos comentários!

Leia mais: Quando colher uvas da parreira, confira os tratos culturais para manter a qualidade do cacho

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.