Hoje, 26 de abril, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar como fazer mudas do pequi para ter em casa esse delicioso fruto. Portanto, se você é fã dessa planta e quer tê-la em casa para aproveitar seus benefícios, a hora de aprender a plantá-la é agora!
A princípio, o pequi é uma fruta nativa do cerrado brasileiro, que é bastante comum na comida típica dos povos que se desenvolvem na área. Além de servir de condimento, ele ainda gera conservas e até um óleo que atua como azeite. Quer plantar em casa? Então confira nossas dicas logo abaixo!
Leia mais: Viver de apicultura é possível? Aprenda os primeiros passos para viver do mel da abelha, confira
Saiba como fazer mudas do pequi facilmente
Antes de mais nada, você precisará de uma semente de pequi para fazer a mudinha. Para isso, encontre um fruto que esteja saudável e, preferencialmente, maduro. Como o pequi é uma fruta meio difícil de lidar, o processo para tirar a polpa funciona da seguinte forma: pegue um recipiente e deixe fruta mergulhada em água por 24h.
Com isso, ela ficará bem macia e você poderá remover toda ela, deixando somente a semente. Em seguida, deixe a semente descansando em um local ameno por dois dias, que é o tempo que vai precisar para secar totalmente. A partir disso, basta plantá-la no solo, que mostraremos como deve ser a seguir.
Solo ideal para plantio
Ademais, você deve preparar corretamente o solo para planto de pequi, caso já não tenha o ideal por aí. O correto é que seja terra vegetal misturado a cerca de 40% de terra bem argilosa, mas que não seja arenosa. Isso é importante para simular o solo original de onde a fruta nasce, que é o cerrado. Uma informação bacana é que você pode plantá-lo diretamente no solo ou em um vaso, que tenha, pelo menos, 50L e seja furado para escorrer água.
Como devem ser as regas?
Além de todos os cuidados, o ideal é que, no começo, você regue o pequi entre três a duas vezes por dia, pois ele precisa de bastante água para sobreviver. Conforme a semente brota e vira muda (o que pode acontecer em até 50 dias, em média), é bom diminuir essa frequência, pois a doença mais comum da planta é o apodrecimento as raízes devido ao encharcamento do solo.
Iluminação ideal para fazer fazer mudas do pequi
Por fim, devido ao seu local de origem, é comum que a fruta goste bastante de Sol direto. Dessa forma, evite deixá-la em ambientes de meia-sombra ou embaixo de árvores maiores que possam tampar a iluminação solar. Com isso, você terá feito mudas do pequi facilmente e pode continuar os cuidados básicos até que ele cresça bem.
Leia mais: Veja como é o método eficaz para preparar o solo ideal para o plantio de soja, acabe todas sua…