Como fazer plantio e colheita da banana-maçã no sítio com pouco investimento, dicas para pequeno produtor rural

Veja coo fazer o plantio de forma fácil!

0

Hoje, 26 de abril, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar o melhor caminho para fazer plantio e colheita da banana-maçã no seu sítio. Portanto, se você quer ter essa deliciosa fruta à disposição, confira nossas dicas de ouro para plantá-la no seu terreno!

A banana-maçã, em síntese, é uma das espécies de banana mais comuns do Brasil. Isso porque, embora seja o menor tipo, costuma ser o mais doce e preferido daqueles que gostam de banana. Dessa forma, aprenda logo abaixo como plantá-la para ter em casa sempre que quiser!

Leia mais: Como fazer mudas de alho-poró em casa sem segredos, confira

plantio e colheita da banana-maçã
Veja como fazer plantio e colheita da banana-maçã | Canva

Veja como fazer plantio e colheita da banana-maçã

Antes de tudo, você precisa conseguir algumas mudas de bananeira para fazer o plantio. Depois disso, é bom limpar um pouco do excesso de raízes da planta, bem como da terra que vem acumulada nelas. Além disso, é bom cortar algumas das folhas da base da mudinha, para que ela possa brotar sem problemas. Em seguida, você precisa fazer uma cova para plantá-las, que deve ser bem larga e profunda, de 70cm x 70cm.

Melhor solo para plantar

O solo ideal para o plantio é um que seja areno-argiloso, com riqueza abundante de matéria orgânica. Para isso, você pode misturar esterco curtido, mas a dica mais certeira é colocar muitas folhas secas ao plantar a muda. Isso porque as folhas vão fermentar e agir como um adubo natural para as raízes. Ademais, cuide para que não seja um solo muito seco, do contrário, a planta não sobreviverá.

Quantas regas devo fazer?

Em seguida, a regas podem ser realizadas diariamente, já que a banana é uma fruta bem fibrosa, que precisa de grandes quantidades de água para sobreviver. Porém, há dois pontos aqui: você pode escolher plantá-la em época de chuvas, para ajudar nesse processo, ou fazer a rega manual.

Nessa segunda alternativa, é bom observar como será a absorção de água da planta. Caso você note que as poças estão se formando com facilidade e a muda está com dificuldade de absorvê-la, é bom diminuir a frequência de regas ou a quantidade de água. Afinal, isso pode causar o apodrecimento das raízes.

Iluminação ideal para o plantio e colheita da banana-maçã

Por fim, as bananeiras sobrevivem bem em ambientes que não tenham Sol pleno ou excesso deles. Por isso, é comum que sobrevivam melhor em ambientes de meia-sombra, por exemplo. Dessa forma, deixe-as em um local que bata Sol somente por algumas horas do dia ou perto de árvores grandes que possam fazer sombra para elas. Com essas dicas, você vai fazer um plantio e colheita da banana-maçã sem problemas e bem simples.

Leia mais: Aprenda fazer esses 04 métodos simples e baratos de enxertia de rosa-do-deserto

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.