Como fazer sistemas de irrigação gastando pouco

Você não terá mais dor de cabeça!

0

Hoje, 22 de abril, em Belo Horizonte, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te ajudar em um sistemas de irrigação! Um sistema de irrigação para o jardim é essencial para mantê-lo em bom funcionamento, às vezes, pode ser cansativo, trabalhoso e um tanto ineficiente irrigar as plantas com a mangueira tradicional. O problema pode se tornar ainda maior quando necessitamos viajar ou deixar a casa por algum outro motivo e não temos com quem deixar a tarefa de cuidar das plantas.

Por outro lado, no entanto, construir um efetivo sistema de irrigação pode, à primeira vista, parecer muito caro e não condizente com os nossos bolsos. Por isso, colocamos aqui algumas dicas para fazer esse sistema gastando muito pouco! Afinal, a praticidade e a economia devem adar lado a lado, não é mesmo?

Leia mais: Saiba como cultivar brotos de feijão de maneira fácil e dinâmica

Como fazer um sistema de irrigação gastando pouco
Como fazer um sistema de irrigação gastando pouco – Pexels

Veja agora as melhores ideias de sistema de irrigação!

Sistema de gotejamento: um dos mais famosos sistemas de irrigação

Assim, em primeiro lugar, vamos falar do mais famosinho! O sistema de gotejamento economiza dinheiro, tempo e água. Portanto, uma vantagem é que você pode agendar o seu horário de funcionamento e, assim, poder dispor livremente do seu tempo dentro e fora de casa.

Agendar o tempo de irrigação

Aliás, uma dica econômica é agendar o horário e tempo de irrigação para um momento adequado ao seu clima, isto é, em que esteja ventando pouco. Isso é importante porque o vento dispersa a água e aumenta seu uso e, consequentemente, nossos gastos.

Sistemas irrigação a base de aspersores

Dessa forma, os aspersores fornecem água para pequenos tubos de plástico PVC e, assim, promovem a irrigação do jardim. A sua principal vantagem é que economiza ao cobrir uma grande área.

Sistema de irrigação com linhas enterradas

Aqui, a vantagem é que, estando as linhas submersas, duram mais tempo, pois não estão sujeitas a choques mecânicos. Assim, com esta diquinha, fica super fácil você economizar e não precisar de gastos desnecessários com manutenções!

Manutenção constante

Frequentemente, só nos damos conta de que o sistema de irrigação apresenta falhas depois que as plantas começam a murchar. Para evitar isso, por conseguinte, é necessário que façamos sua manutenção constantemente, e não apenas quando os prejuízos ficam visíveis. Acredite, essa preocupação com certeza te fará gastar menos!   

Uso de garrafa pet para sistema de gotejamento

Uma ideia bastante econômica e amiga da natureza na hora de pensar em sistema de irrigação é reutilizar garrafas pet para construir um sistema de gotejamento. Muito interessante, prático e sustentável, não acha?

Uso de canos para o sistema de aspersores

Outra ideia bem legal para reutilização de materiais é a de usar canos velhos para irrigar o seu jardim. Sabe aquele cano parado e sem utilidade? Ele pode te ajudar nestas horas como um canal condutor.

Viu só? É possível deixar o seu jardim mais bonito e bem cuidado sem gastar muito. Esperamos que a partir de agora você possa largar a mangueira tradicional e aproveitar melhor seu tempo com estes sistemas de irrigação! Para saber mais sobre jardinagem e outras dicas, confira mais em nosso blog!

Continue lendo: Dicas valiosas de como cultivar orquídea sapatinho

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.