Como fazer um pé de pitaya dar frutos: veja esse método que foi revelado

O segredo revelado aqui neste post!

0

Nessa terça-feira, 22 de março vamos abordar o tema de como fazer um pé de Pitaya dar frutos de uma vez por todas. Dessa forma o site Agrorural.net se encarregou nessa nova missão, para trazer esclarecimentos sobre essa fruta que tem ganhando a mesa de muitos brasileiros.

É evidente e natural, que quando plantamos uma planta frutífera, esperamos que ele cresça, desenvolva e gere frutos, no nosso caso, quando plantamos um pé de pitaya, esperamos que ela produza frutos como qualquer outra. Mas será que é simples cultivar essa planta, ou tem algum método? Vamos descobrir juntos.

Antes de qualquer coisa precisamos conhecer esse fruto que vem sendo apreciado cada dia mais. A explicação para isso, é o fruto de aparência exótica e de cor reparável, que também apresenta benefícios maravilhosos para o organismo.

A pitaya ou fruta do dragão apresenta características marcantes, uma delas é sua casca escamosa, que lembra a de um peixe de escamas, mas que na verdade, se remete a história mística, onde o fruto lembra o formato do ovo de um dragão. Portanto ao partir o fruto ao meio, é possível ver suas sementes envolto da polpa branca ou vermelha, sendo assim de acordo com a variedade da planta, cacto.

Como fazer um pé de pitaya dar frutos: veja esse método que foi revelado
Como fazer um pé de pitaya dar frutos: veja esse método que foi revelado / Reprodução: Pexels

Como plantar pitaya? Veja essas dicas importantes

Diferente de uma planta comum a pitaya exige alguns tratos culturais especiais para produzir o fruto. Por isso é interessante ficar antenado nas dicas. A planta adora climas mais quentes, ou seja um ponto positivo, caso reside em regiões tropicais ou subtropicais. 

A pitaya pode ser plantada de duas formas, e como apoio o ciclo vivo, nos informa que há possibilidades por sementes e por estacas. Os dois métodos são simples, o primeiro é preciso retirar as sementes do fruto maduro, limpa-lo com água corrente e em seguida colocar em uma sementeira para germinar.Seja em areia lavada ou um substrato, a semente irá germinar entre uma a duas semanas.

Segundo método é preciso selecionar as estacas certas, ou seja procurar por plantas bem desenvolvidas e que produzam frutos vigorosos. A planta é conhecida como “planta mãe”, após as escolhas das plantas adultas, retire as estacas nas articulações certas. Em seguida coloque a muda em recipientes adequados e de preferência adubados. Não esquecendo de regar diária durante um mês e em seguida o transplantio.

Outra dica importante para que a planta produza frutos, é preciso ter um bom espaçamento entre plantas, é uma das exigências que precisa ser respeitada a risca. Alguns produtores usam 2,0 a 2,5 metros entre plantas, isso ajuda no manejo e desenvolvimento da planta. Dessa forma faz com que a planta forme um fruto maior e mais nutrido.

A última dica, e provável que seja a mais importante para um pé de pitaya dar frutos é o processo de polinização. Ainda mais que pode ser feita de forma sistêmica por homens, ou pela própria natureza, como morcegos e algumas vezes mariposas, lembrando que o botão floral da pitaya é fecundado apenas no período noturno.

Quanto tempo leva para um pé de pitaya dar frutos

Após o processo de crescimento e desenvolvimento completo, já consegue produzir alguns frutos no período de um ano, mas a produção expressiva dos seus frutos vem na fase adulta de três anos. Após os primeiros frutos a planta pode gerar três colheitas ao ano.

Qual a melhor época para plantar pitaya?

Enfim, o verão, é a melhor época para se plantar a pitaya, apesar de ter passe livre para cultivar o ano inteiro. O período que mais favorece a planta é o verão, pois a estação apresenta um clima mais úmido e com chuvas.

Finalmente é impossível não se interessar por uma planta como a pitaya não é mesmo? Esperamos que o site agrorural.net tenha superado suas expectativas sobre o conteúdo. Por isso seu comentário é importante, caso tenha sugestão, dúvidas ou elogios, estamos aberto a melhorias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.