Você aí, que tem peixes em casa, sabe exatamente como limpar o aquário adequadamente? Esta tarefa é extremamente importante para o bem-estar do seu peixe e, ainda garantir uma longa vida. Além disso, não precisamos nem comentar a questão da higiene, não é mesmo? No entanto, muitos acabam cometendo pequenos erros que podem por tudo a perder!
Por isso, hoje, 13 de maio, em Belo Horizonte, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te ajudar na hora de cuidar do jeito certo dos seus peixinhos. Ainda, você verá que são apenas 4 passos, mas os melhores e mais eficientes que você poderia ter! Assim, se eu fosse você, ficava de olho e anotava tudo!
Leia mais: Aprenda como plantar orquídeas no vaso de plástico com essas dicas fáceis
Como limpar o aquário adequadamente?
Primeiramente, se você acha que para limpar o aquário adequadamente basta trocar a água e pronto, saiba que não é bem assim! Dessa forma, acompanhe abaixo os 4 tópicos que nós separamos para você e não erre mais por besteira! Ah, e a necessidade de limpeza sempre deve ser observada quando a água ficar mais turva, por exemplo, ou já tiver feito muito tempo desde a última vistoria. A cada 15 dias é um bom parâmetro.
Passo a passo para limpar aquário do jeito certo
Como limpar o fundo do aquário?
Nesse sentido, para esta ação, o primeiro passo é desligar todos os aparelhos, como luzes e reguladores de temperatura. Em seguida, tendo um sifão em mãos e um recipiente, pegue uma mangueira também. Agora, basta mergulhar a parte mais grossa do sifão, conectá-lo à mangueira e colocar a outra ponta desta no balde. A ideia aqui é que todas as bactérias e sujeiras sejam filtradas por meio da sucção. Fácil, não é mesmo?
Limpe os acessórios
Assim, os acessórios também devem ser retirados para limpeza. Com isso, pegue um pouco de água morna, sem nenhum tipo de produto, e uma escova de cerdas mais duras. Remova toda a sujeira e deixe secar naturalmente por um tempo.
Renove a água sempre que ver necessidade
Portanto, ao limpar o aquário adequadamente, no caso da água, deve manter uma frequência, mas tenha cuidado para realizar a tarefa. Aqui vão algumas dicas:
- Em primeiro lugar, mergulhe o sifão;
- Com o sifão, você deve retirar apenas menos da metade da água antiga;
- Prepare a água de reposição sem adição de nenhum produto;
- Reponha a água aos poucos e tome cuidado com o bem-estar dos peixes.
Testes que podem te ajudar na hora de limpar o aquário adequadamente
Por fim, alguns testes, como o de temperatura e pH, podem te ajudar a saber exatamente o que precisa ser limpo. Por exemplo: se o filtro estiver muito sujo ao observar, é um bom ponto para ser levado em conta e marcar a próxima limpeza o mais rápido possível, combinado?
Viu só? Com dicas simples e acessíveis você pode executar esta tarefa do jeito certo. Afinal, limpar o aquário adequadamente nunca foi tão fácil, não é mesmo?
Continue lendo: Saiba a importância da crotalária para o solo, veja as vantagens da implantação dessa…