Como plantar batata salsa? Confira os detalhes em apenas alguns minutos

Você vai amar saber dessa novidade!

Como plantar batata salsa? Confira os detalhes em apenas alguns minutos - Pixabay
0

Também conhecida como baroa ou mandioquinha, a batata salsa é uma variedade de tubérculo muito conhecida no Brasil. De sabor adocicado e textura mais firme que a batata comum, ela é ótima para preparar sopas ou escondidinhos. O que muitos não sabem, entretanto, é que o plantio dessa espécie é bem simples de ser feito em casa.

Publicidade

Assim, confira hoje, 30 de janeiro, nós do Agrorural.net, a forma mais fácil de plantar a batata salsa em casa. Ademais, confira também os benefícios que o consumo desse tubérculo pode trazer para a sua saúde!

Leia mais: Como plantar chuchu com broto? Tenha lindos cultivos se você seguir o passo a passo

Publicidade

Aprenda a cultivar a batata salsa e aproveite os seus benefícios

Fonte de carboidratos e fibras, a batata salsa é ótima para ser incluída em dietas de ganho de massa muscular, e ainda apresenta a vantagem de auxiliar o bom funcionamento do sistema gastrointestinal. Além disso, ela é também rica em vitaminas do complexo B e C, além de minerais como fósforo, ferro e cálcio.

Desse modo, o consumo regular da batata salsa faz com que você obtenha ganhos como a prevenção de doenças cardiovasculares, melhora no sistema imunológico, na saúde dos ossos e músculos do corpo. Portanto, que tal aproveitar esses benefícios aprendendo a cultivá-la em casa? Confira agora o passo a passo e veja como é simples!

Continua depois da publicidade
Banner camara
Como plantar batata salsa? Confira os detalhes em apenas alguns minutos
Como plantar batata salsa? Confira os detalhes em apenas alguns minutos – Pixabay

Como plantar batata baroa no quintal de casa

Estação e solo adequados

A batata salsa, ou batata baroa, é um tubérculo de inverno. Assim, o ideal é que seja cultivada entre os meses de junho a setembro. Da mesma forma, o solo para plantio deve ser profundo, de modo que as raízes possam se desenvolver bem. É recomendado que este também seja bem drenado e rico em matéria orgânica.

Passo a passo para o plantio

O plantio da batata salsa se dá através de estacas, ou seja, pedaços do caule que possuem brotações. Você pode adquiri-las com revendedores em horticulturas ou pela internet;

Assim, no solo preparado com matéria orgânica, argila expandida e areia fofa, coloque as estacas em buracos de cerca de 10cm de profundidade, com um espaçamento de 40cm entre cada uma delas. Cubra com mais solo em seguida;

Por fim, faça uma rega moderada. Essa irrigação deve ser feita diariamente, exceto nos dias de chuva. Nesse sentido, é importante lembrar que as raízes da batata salsa não suportam umidade. Assim, evite encharcar o solo;

Após 120 dias, faça uma nova adubação. Dessa forma, em pouco tempo, as estacas produzirão várias batatas cada uma, e você terá a sua produção caseira de batata salsa!

Viu como é fácil? 

Origem da batata salsa

A origem da batata salsa é incerta, mas acredita-se que ela tenha sido cultivada na América do Sul há milhares de anos. As primeiras batatas foram domesticadas por povos andinos, como os Incas, e eram utilizadas como alimento básico.

Com a colonização europeia na América do Sul, as batatas foram levadas para a Europa e outras partes do mundo. A partir daí, elas se tornaram uma cultura alimentar global, com muitas variações e usos culinários diferentes.

A batata salsa é uma variedade de batata que é conhecida por sua textura crocante e sabor adocicado. Ela é frequentemente utilizada como acompanhamento para pratos de carne e peixe, e também pode ser usada em sopas, saladas e outros pratos.

Em resumo, a batata salsa é uma cultura alimentar de origem incerta, que é cultivada e utilizada em todo o mundo para fins culinários.

Leia também: 5 estilos de jardins que você pode fazer em casa, mesmo com pouco espaço

Publicidade

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.