O jiló é aquele tipo de alimento que você só tem duas opções: ou ama ou odeia, não é verdade? No entanto, se você faz parte do primeiro time, irá amar aprender como plantar jiló em casa de um jeito super simples, não é verdade? Além de ser muito fácil, este legume pode contribuir para melhorar melhorar a sua pele, controlar a pressão arterial e, até mesmo, ajudar na sua anemia. É claro que nada substitui um acompanhamento profissional nos mais diversos caso quando se trata de saúde. Contudo, a alimentação é um grande fator.
Por isso, hoje, 16 de maio, em Belo Horizonte, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te ajudar nesta tarefa super simples e, de quebra, você conseguirá acrescentar um alimento super benéfico em suas refeições diárias. Ficou curioso? Continue conosco hoje mesmo e não perca essas dicas incríveis!
Leia mais: O que fazer com o gado magro? Veja esse método que melhora a conversão alimentar do animal
Como plantar jiló na terra?
Nesse sentido, para plantar jiló, o primeiro passo é começar germinando as sementes, pois esta é a garantia de que o seu pé de jiló irá crescer da forma correta desde o início. Assim, em uma sementeira ou em um copo descartável, pegue as sementes e coloque-as em uma profundidade de 1 cm. Lembre-se de sempre colocar apenas 3 por cova, para que não haja competição por nutrientes. Após isto, comece o processo de irrigação com um borrifador, apenas para deixar o solo úmido.
Dentro de 15 dias as sementes terão germinado. Então, faça o transplante, com muito cuidado, para o local definitivo. Dessa forma, em ambos os casos, no início e no local definitivo, o substrato deve ser rico em matéria orgânica, ou seja, um húmus de minhoca é o suficiente, e a drenagem da água precisa ser eficiente.
O jiló gosta de bastante luminosidade e um solo sempre bem úmido. Junto a isto, se a sua preferência é por vasos, lembre que eles devem ter, pelo menos, 30 cm de profundidade e diâmetro, combinado? Veja abaixo a melhor época para ter o seu jiló orgânico.
Qual a melhor época para plantar jiló?
Por fim, depois de aprender como plantar jiló, é muito importante que antes você saiba a melhor época. Portanto, cultive em épocas quentes, por exemplo, entre agosto e fevereiro nas regiões Sul e Sudeste. Avalie qual é a sua região e não escolhas as épocas mais frias, pois isto pode prejudicar o desenvolvimento pleno do seu alimento! Viu só? Rapidinho você consegue aprender estas dicas de ouro! Está esperando o que? Comece hoje mesmo!
Continue lendo: Como plantar macaxeira com este novo método eficaz