Que tal plantar pimenta de cheiro em vaso? A Adjuma, como também é conhecida essa iguaria, é uma pimenta famosa por possuir boas propriedades, como magnésio, ferro, vitaminas B6, A e C, além de ajudar na perda de peso por ser pouco calórica. Além disso, é de fácil cultivo!
Hoje, 09 de maio, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar como plantar e cuidar dessa planta que está tão presente nas cozinhas brasileiras. Então, se você está interessado em começar a cultivá-la, veja nossas dicas incríveis logo abaixo e não perca nada. Você vai adorar!
Leia mais: Como cultivar a planta violeta e ter as flores mais lindas, veja os cuidados necessários
Veja como plantar pimenta de cheiro em vaso
Em síntese, existem diversos tipos de pimenta de cheiro, todas elas conhecidas como plantas aromáticas, uma vez que sua picância é baixa, mas o sabor é grande. Assim como outras pimentas, elas são relativamente fáceis de cultivar, mas ainda necessitam de uma série se cuidados básicos para se manterem saudáveis.
Primeiramente, comece escolhendo o vaso ideal. Ele não precisa ser muito grande – mas, quanto maior, mais ela crescerá. Dito isso, apenas garanta que ele tenha furinhos embaixo, porque é preciso que o recipiente não acumule muita água. O plantio, por sua vez, ocorre através de sementes ou de mudas, o segundo método é o mais rápido. Para o primeiro, basta deixar as sementinhas em um papel toalha úmido por 24h antes de plantar.
Prepare o melhor substrato
Embora as pimentas, no geral, se desenvolvam em tipos diferentes de solo tranquilamente, o ideal é que ele seja bem leve, drenável e bem férteis. Portanto, misture terra vegetal com um pouco de areia (para ajudar na drenagem) e uma parte de adubo, como o húmus de minhoca. Isso vai garantir que os frutos tenham nutrientes para se desenvolverem bem.
Regue da maneira correta
Em seguida, o ideal é regar as pimentas todos os dias, especialmente durante a manhã, para que ela tenha tempo de secar todo o solo até o dia seguinte. Apesar de gostarem de solo drenado, elas também necessitam de bastante água. Portanto, a dica é usar pouca água, para evitar acúmulos.
Deixe-a em um local iluminado
Por fim, o pulo do gato para plantar pimenta de cheiro em vaso é deixá-las em um local onde possam receber luz direta durante alguma parte do dia. Portanto, não é necessário deixá-las no Sol o tempo todo, mas também cuidado para não deixar em locais muito escuros.
Leia mais: Como preparar silagem de milho verde para o gado leiteiro, confira o passo a passo