De antemão, nessa quarta-feira 05 de 2021, nós do Agrorural.net, vamos ensinar a como plantar rosa do deserto em vaso. A parte boa é que você conseguirá fazer no conforto da sua casa, prepare para acompanhar o passo a passo e as dicas simples e eficaz através dessa leitura prazerosa.
Não se preocupe amigos leitores, se ainda não sabe por onde começar, por aqui não vai ter segredos. Esse material é especial para aquelas pessoas que são fãs no cultivo de rosa do deserto. Porém, também serve para aquelas pessoas que começaram a ter interesse após conhecer e ver essa planta maravilhosa.
Origem da Rosa do Deserto
A rosa do deserto em vaso, por onde se encontra tem o costume de chamar atenção, é uma planta de origem Africana e Península Arábica, é uma planta que se desenvolve bem e com poucos cuidados. Sua formosura vem principalmente quando está toda florida. Suas flores tem uma coloração marcante e suas pétalas tem um aspecto aveludada.
Atualmente não é difícil de se encontrar uma planta dessas, pois realmente conquistou as donas de casa. A rosa do deserto em vaso tem vários estágios, é por isso que vale entender o processo, e saber momento certo para fazer a transição de um vaso para o outro, e assim diminuindo o estresse da planta.
Olha só como é simples: Dicas para montar uma mini horta em casa; confira
Matérias para plantar a Rosa do Deserto
- Vasos, (Procure acomodar a planta em vaso de barro e preferencialmente com furos, para se ter uma boa drenagem);
- Substrato, (Procure orientação de um profissional e compre um bom substrato, comum de se encontrar em casa de agropecuária);
- Areia, (Quantidade proporcional ao tamanho do vaso);
- Pedras ou cascalho, (Pouca quantidade);
- Sementes ou estacas.
Passo a passo para plantar Rosa do Deserto em vaso
Realmente as dicas são simples, é bem provável que terá sucesso logo de primeira. Antes de tudo prepare uma boa casa para sua planta, ou seja o vaso em combinação com o substrato, vai se tornar uma moradia para a rosa do deserto.
Pois bem, pegue o vaso de barro e prepare o substrato e prepare um fertilizante rico em (NPK), nitrogénio, fósforo e potássio, são esses os minerais essenciais para suprir as necessidades de uma planta. Em seguida prepare camadas de dentro do vaso, colocando uma camada de areia e outra de substrato com fertilizante.
Depois prepare a sua melhor estaca (muda), e leve ao vaso, esse transplante é bem tranquilo. Caso queira fazer o processo do zero, é recomendado comprar as sementes, e fazer o processo de germinação.
Curiosidades sobre rosa do deserto
Como já foi mencionado a rosa do deserto é uma planta que não tem muitas exigências, ou seja, a planta dificilmente sofrerá com a falta de água. O curioso e encantador ao mesmo tempo é a coloração de sua flor, pois existe muitas combinações, que vai dar cor vinho escuro até o branco.
Mas vale ressaltar que as cores mais comuns que vamos encontrar, são as cores rosa, vermelha e branca. Outra curiosidade que talvez muitos já sabem, é que o nome foi justamente por vir de origem mais quente e por suportar a falta de água por mais tempo.