Como podar limoeiro e outras árvores cítricas da forma correta

Você não irá mais errar e nem ter estresse!

0

Hoje, 23 de abril, em Belo Horizonte, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te explicar mais sobre podar limoeiro e outras árvores cítricas. As plantas cítricas, diferentemente de outras espécies, podem crescer sem poda; no entanto, não podá-las pode ocasionar excesso de frutas e, claro, a árvore pode ficar muito grande. No Brasil, a poda das cítricas não é muito comum, mas já é bastante utilizada em outros países. 

Por sua vez, outras funções da poda são eliminar pragas, principalmente os fungos, promover uma melhor qualidade dos frutos, deixar as plantas mais jovens e, por fim, direcionar o crescimento da planta de acordo com a sua vontade. Portanto, é essencial saber as técnicas certas quando cultivamos as plantas cítricas. Confira algumas de nossas dicas!

Leia mais: Saiba como cultivar brotos de feijão de maneira fácil e dinâmica

Como podar limoeiro e outras árvores cítricas da forma correta
Como podar limoeiro e outras árvores cítricas da forma correta – Pexels

Confira agora mesmo as melhores dicas de podar limoeiro e outras árvores cítricas

Período de poda: podar limoeiro e outras árvores cítricas, como é?

Em primeiro lugar, é importante que a poda seja feita pelo menos uma vez ao ano. Se você for ruim de memória, agende no calendário a última vez em que você podou a planta. Contudo, se você realizou a poda pela base, ela demorará a crescer e, por isso,  você terá que demorar alguns anos para efetuar uma nova. 

Estabilização da árvore

Nesse sentido, a poda precisa ser feita quando o crescimento da planta estabilizou. Podar plantas muito jovens pode ocasionar um crescimento desordenado e atrasar o tempo de frutificação. 

Época da poda e o ato de podar limoeiro e outras árvores cítricas

Assim, pode sua árvore, de preferência, no inverno ou no início da primavera pois, assim, isso permite que as plantas mantenham suas folhas para se protegerem do inverno.

Conhecimento mínimo sobre as plantas

Além de saber quando a árvore estabilizou seu crescimento e qual a melhor época para sua poda, é importante ter outros conhecimentos básicos, por exemplo, qual o momento de sua maior frutificação e qual sua necessidade de luz.

Não pode demais, entenda melhor sobre podar limoeiro e outras árvores cítricas!

Dessa forma, o essencial é realizar uma poda de cerca de 20% da árvore. Mais do que isso e você prejudicará o tempo de frutificação. Você sabia dessa informação?

Quais partes podar? Veja agora!

Sendo assim, um fato interessante é prestar atenção e podar principalmente os galhos doentes, os que crescem em cima dos outros e os maiores, os denominados “pernaltos”. Igualmente, os “galhos inchados” contêm ovos de vespas e é importante eliminá-los. Tudo isso contribuirá em um resultado melhor!

Procure manter o terreno em volta limpo

Restos de matéria orgânica em volta da árvore podem favorecer o surgimento de pragas, principalmente dos fungos.  Viu só? Não é tão difícil assim cuidar daquele limoeiro no quintal. Com o jeitinho certo, é possível ter plantas cítricas saudáveis e bonitas ao entender mais sobre podar limoeiro e outras árvores cítricas. Para mais dicas como essa, fiquem atentos ao nosso blog e até a próxima! 

Continue lendo: Aprenda na prática a como cultivar Singônio: segredo revelado

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.