Dicas valiosas de como cultivar orquídea sapatinho

Veja como ter essa bela flor em casa!

0

Hoje, 21 de abril, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar qual o método mais simples para cultivar orquídea sapatinho. Dessa forma, se você está interessado em aprender como fazer isso da forma mais simples, continue conferindo nosso conteúdo abaixo.

As orquídeas compõe a maior família de plantas existentes e a sapatinho é só mais uma entre diversas outras. Entretanto, trata-se de uma flor muito bonita, com características e cores únicas que faz com que qualquer entusiasta se apaixone. Quer saber como cultivá-la? Então nos acompanhe abaixo!

Leia mais: Aprenda a como fazer um repelente natural contra formigas

cultivar orquídea sapatinho
Veja a melhor forma de cultivar orquídea sapatinho | Canva

Veja a melhor forma de cultivar orquídea sapatinho

Existem, pelo menos, dois tipos de orquídeas que podemos separar na natureza: as terrestres e as que crescem em árvores. Nesse sentido, o caso da sapatinho é que ela cresce e se desenvolve melhor diretamente no solo, ou seja, é uma planta terrestre.

A partir disso, entenda que ela se dará melhor diretamente no solo ou em vasos. Ademais, mesmo que você consiga uma planta já adulta, é sempre bom transferi-la de vaso para dar a ela um substrato adequado, visto que nem sempre elas chegam nas melhores condições quando compradas.

O segredo para essa e outras orquídeas de vaso é escolher o melhor recipiente: ele precisa ter um material ideal que não esquente muito as raízes e que ajude na drenagem de água, pois orquídeas não lidam bem com o excesso. Por exemplo, você pode optar por algum vaso de cerâmica ou barro. Entretanto, se preferir um de plástico, garanta que tenha muitos furos na parte interior e lateral, para que as raízes saiam por eles e respirem.

Melhor substrato para a flor

Em seguida, o melhor substrato para essa flor é aquele que seja bem drenável, mas que não seja compacto demais, pois suas raízes precisam de espaço para crescer. Uma dica é fornecer a ela uma camada de drenagem no fundo no vaso, com areia grossa. Outrossim, a adubação pode ser feita com adubo químico próprio para orquídeas uma vez no mês.

Como funciona a irrigação e disposição ao Sol?

Como não gostam de excesso de água, você não precisa irrigar sua plantinha diariamente. Faça isso somente quando perceber que o solo está seco, somente para deixá-lo úmido. Você também pode borrifar água nas folhas e pétalas. Em relação ao Sol, é bom deixá-la em um local de meia-sombra, sem exagerar também na luz. Caso opte por cultivar orquídea sapatinho dentro de casa, garanta que o ambiente seja, pelo menos, bem iluminado.

Leia mais: Saiba como funciona a pecuária intensiva

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.