Como plantar caqui a partir do caroço: dicas exclusivas

Saiba como colher frutos deliciosos após um bom plantio!

0

Hoje, 14 de abril, em Taubaté, nós da Casa e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar como plantar caqui a partir do caroço. Se você é apaixonado por esse fruto delicioso, não pode deixar de perder nossas dicas, pois conseguirá cultivá-lo de forma simples no conforto do seu lar!

Embora seja uma fruta oriunda do continente asiático, o caqui de adaptou muito bem ao clima tropical do Brasil. O fruto, muito semelhante ao tomate, tem uma alta concentração de líquidos e, por isso, é uma fruta muito suculenta e ideal para manter a hidratação do corpo. Sem mais delingas, vamos às dicas de plantio!

Leia mais: Dicas para facilitar a sua limpeza de casa, confira agora

plantar caqui a partir do caroço
Veja como plantar caqui a partir do caroço | Canva

Veja como plantar caqui a partir do caroço

Primeiramente, é bom que você consiga um fruto de caqui para remover as sementes. Dependendo da época, é fácil encontrá-los; além disso, você pode escolher entre os dois tipos mais comuns, como o Taubaté, o fuyu, o gulombo, o rama-forte e o kyoto. Depois de escolher seu favorito, retire os caroços e higienize bem para remover os frutos em volta.

Agora vem a parte específica dos cuidados: para germinar as mudinhas, o caqui necessita passar por um tempo de dormência que só ocorre em temperaturas específicas. Portanto, uma dica é envolver os caroços com papel toalha, umedecê-los e colocá-los na geladeira. O tempo varia entre quatro e três meses. Depois disso, ele começará a brotar e já pode ser plantado no solo ou em vasos (com capacidade de litros).

Substrato ideal

Por ser uma planta de clima tropical, o caqui precisa de alguns cuidados específicos. Por exemplo, o solo ideal para ela é algum que seja argiloso, mas, ao mesmo tempo, arenoso. Portanto, vale fazer duas camadas com esses dois tipos de terra ao prepará-lo. Se quiser, pode potencializar o solo com uma camada a mais de drenagem. Também é bom manter a adubação com húmus de minhoca, por exemplo.

Iluminação certa

Ademais, o caqui não necessita de uma quantidade exorbitante de luz, mas também não pode ficar sem iluminação o tempo todo. Então, o ideal é que ele receba algumas quantidades de luz por dia ou fique em um ambiente de luz indireta o tempo todo. Aliás, ele se desenvolve um pouco melhor em lugares frios do que quentes, então é bom escolher um local bem ventilado par cultivar, preferencialmente no inverno.

Frequência adequada e regas

Por fim, as regas são até que simples: enquanto ele estiver crescendo, é bom regá-lo todos os dias, menos quando tiver chovido. Do contrário, quando crescer, diminua a frequência de regas, menos no verão, período em que você deve investir na hidratação do seu fruto.

Agora você sabe como plantar caqui a partir do caroço! Viu como é simples?

Leia mais: Aprenda a como fazer um belo jardim no quintal

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.