Dicas de como plantar orquídeas em troncos

Saiba como ter belas flores em árvores!

0

Hoje, 17 de abril, em Taubaté, nós da Casa e Jardim, da Agrorural.net, vamos mostrar como você pode plantar orquídeas em troncos de forma simples e eficaz. Portanto, se você se interessou pelo assunto de hoje, não deixe de conferir as melhores dicas a seguir. Venha conosco!

As orquídeas compõe a maior família de flores que existe e, por isso, possuem indivíduos das mais diversas formas e cores. Muito queridas por quem é apaixonado por floricultura, elas são lindas e requerem alguns cuidados pontuais para ficarem sempre saudáveis. Veja como cuidar delas corretamente abaixo!

Leia mais: Receita secreta do melhor substrato caseiro que você vai ver

plantar orquídeas em troncos (1)
Veja como plantar orquídeas em troncos facilmente | Canva

Veja como plantar orquídeas em troncos facilmente

Primeiramente, saiba que, na natureza, as orquídeas geralmente são encontradas em troncos de árvores vivas. Portanto, o plantio dessas flores em troncos é uma forma bastante natural de cultivo. Dito isso, entenda que qualquer tipo de orquídea Epífita pode ser cultivada em troncos tranquilamente, diferente das terrestres, que deve-se plantar diretamente no solo ou em vasos.

Aliás, você pode plantar suas orquídeas diretamente em troncos verdes, não sendo necessário esperar que eles sequem, ok? Então é uma forma bem versátil de garantir um plantio legal, já que ela normalmente crescem em árvores vivas. Entretanto, no caso de bolachas de madeira – aqueles cortes redondinhos – é bom esperar que eles sequem bem. Por fim, escolha tronco resistentes, nunca aqueles mais frágeis, pois eles se decompõe rápido.

Como é o plantio?

O conceito comum de plantio é algo que vai, normalmente, diretamente ao solo. No caso dessa técnica de cultivo de orquídeas, basta colocar as raízes da muda em contato com os troncos de árvore e amarrá-las rente a eles com o auxílio de um fitilho. A partir disso, é só tomar os cuidados que você normalmente tomaria com a flor. Nessa hora, é bom tomar cuidado para não machucar ou apertar demais a sua planta.

Como deve ser a irrigação?

Assim como na natureza, a irrigação também deve ser a mais adaptada ao natural. Ou seja, quando chove, a água bate nos troncos e escorre para a raiz das plantas, que ficam hidratadas. No caso do plantio, basta regá-las assim, com um borrifador, umedecendo também as folhas das flores. Entretanto, cuidado com os excessos que podem causar muito mal às plantas, mas os troncos ajudam a reter umidade que seria maligna.

Iluminação e outros cuidados

Por fim, por serem flores que crescem na base de árvores, as orquídeas se dão melhor com uma iluminação de meia-sombra. Então é bom deixá-las em um local que seja iluminado, mas sem contato direto com o Sol. O excesso de luz pode danificar e queimar as folhas da plantinha. De resto, você viu que é bem fácil plantar orquídeas em troncos, não é mesmo?

Leia mais: Quer aprender a como plantar cúrcuma? Siga este passo a passo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.