Veja como cultivar figueira-asiática e confira quais os benefícios dessa planta

Saiba tudo sobre essa planta!

0

Que tal cultivar figueira-asiática em casa? Nativa da Ásia, essa figueira chama atenção tanto pelo seu formato incomum quanto pelas suas propriedades. Afinal, tudo nela pode ser aproveitado, desde os frutos até mesmo as olhas! Acostumada a climas subtropicais, é relativamente fácil de cuidar.

Hoje, 12 de maio, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar quais são os principais cuidados que você deve ter com essa plantinha a fim de mantê-la sempre saudável. Portanto, não perca nossas dicas e garanta que sua figueira ficará sempre linda e carregada. Venha conosco!

Leia mais: Como fazer bombom de pólen para alimentar suas abelhas no inverno; veja as dicas e cuide das suas…

cultivar figueira-asiática
Veja a melhor forma de cultivar figueira-asiática | Canva

Veja a melhor forma de cultivar figueira-asiática

Por ser uma figueira, trata-se de uma árvore frutífera. Embora algumas delas se deem bem quando plantadas em vasos, nesse caso é melhor optar pelo cultivo direto no solo. Apesar disso, saiba que essa árvore se dá muito bem com o clima tropical do Brasil, o que já é um bom começo para quem quer cultivá-la. Ademais, é uma ótima opção para áreas externas, visto que floresce lindamente em certas épocas do ano.

Os figos, por sua vez, são semelhantes aos da figueira tradicional, mas um pouco mais gelatinosos. Além disso, até mesmo as folhas dessa árvore podem ser consumidas, então tudo nela se aproveita. Primeiramente, você precisa conseguir mudinhas ou sementes, através de um fruto. Por ser uma árvore mais exótica, é mais fácil conseguir mudas (de, pelo menos, 20 cm) na internet.

Preparando o solo

O solo ideal para essa árvore é um que seja muito rico em matéria orgânica, visto que ela gera muitos frutos de uma vez. Portanto, uma dica é adicionar esterco curtido ou você pode aproveitar para enriquecer o substrato com adubo de compostagem. Além disso, é bom que seja bem drenável e profundo (devido às raízes que são bem grandes), de forma e evitar acúmulo de água.

Atente-se às regas

Diferente de algumas plantas, a figueira-asiática não é uma árvore que necessita de regas frequentes. Na verdade, é bom deixar que o solo seque um pouco, devido à fragilidade das raízes. Uma dica interessante é que, quando começar a dar frutos, é bom borrifar água neles também, pois assim eles ficarão sempre suculentos.

Ela gosta de iluminação?

Por fim, o melhor lugar para deixá-la é em um ambiente espaçoso, não só por causa das raízes, mas também porque precisa de luz direta grande parte do dia. Na verdade, quanto mais contato tiver com o Sol, mais gostosos serão os frutos que ela irá produzir. Além disso, um ambiente com chuvas pode ser ideal para elas em vez das regas normais. Viu como é fácil cultivar figueira-asiática?

Leia mais: Como fazer compostagem simples em casa, usando pó de café e casca de banana, confira

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.