Como a soja chegou no Brasil

Este conteúdo é exclusivo!

Como a soja chegou no Brasil

O Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Além disso, é a planta mais cultivada do Brasil, com mais de 125 milhões de toneladas produzidas na última safra.

Como a soja chegou no Brasil

No entanto, como tudo tem um começo, a soja é originalmente da China, onde era considerada uma planta sagrada. Assim como o trigo e o arroz. Entretanto, por volta de 1882 chegaram as variedades do grão no país. Porém, não saiu como o planejado. Depois de vários anos de mais pesquisas e testes, só em 1914 aconteceu de fato o primeiro cultivo.

Como é feita a produção

A sua plantação é feita diretamente no solo, com a semente plantada na estação da chuva. Todo cuidado são necessário para evitar infestações de insetos que podem causar dano a lavoura. Como a maior parte da plantação é no Mato Grosso, o grão fica suscetível a temperaturas diferentes. Desde o sol escaldante durante o dia e noites mais amenas. A soja precisou de uma grande transformação desde o seu início para poder aguentar esses picos de temperatura.

Transporte

O transporte da soja é feito (em sua maior parte) por caminhões. Após o grão ser colhido por uma colheitadeira em fazendas, a soja percorre o seu trajeto até ao armazém para ficar armazenada, ou grande parte dos grãos colhidos vão até os portos do Brasil, com destino a outros países, a exportação do grão é principalmente para Ásia.

Como a soja chegou no Brasil

Assim, pode-se concluir que a soja se faz cada dia mais presente no dia-a-dia do brasileiro. Seja em um óleo, margarina, pão, biscoito ou leite. Muitos outros produtos surgiram ou devem surgir a partir do grão.

Confira outros conteúdos em nosso site...