Como a soja chegou no Brasil, veja as curiosidades sobre o grão

0

O Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Além disso, é a planta mais cultivada do Brasil, com mais de 125 milhões de toneladas produzidas na última safra.

No entanto, como tudo tem um começo, a soja é originalmente da China, onde era considerada uma planta sagrada. Assim como o trigo e o arroz. Entretanto, por volta de 1882 chegaram as variedades do grão no país. Porém, não saiu como o planejado. Depois de vários anos de mais pesquisas e testes, só em 1914 aconteceu de fato o primeiro cultivo.

O estado do Mato Grosso é o maior produtor de soja do país. Além disso, a altura da planta pode chegar a 120 cm e seu tempo de plantio/colheita pode ser de até 160 dias.

Como a soja chegou no Brasil, veja as curiosidades sobre o grão
Como a soja chegou no Brasil, veja as curiosidades sobre o grão / Freepik Premium

Subprodutos produzidos a partir da soja

  • óleo
  • margarina
  • maionese
  • molhos
  • pão
  • biscoitos
  • sopas
  • massas
  • leite de soja

Além disso, uma infinidade de outras coisas são produzidas a partir do grão. Tendo em vista o aumento significativo na produção. Que por fim, acabou se consolidando como o principal agronegócio brasileiro.

Como é feita a produção

A sua plantação é feita diretamente no solo, com a semente plantada na estação da chuva. Todo cuidado são necessário para evitar infestações de insetos que podem causar dano a lavoura. Como a maior parte da plantação é no Mato Grosso, o grão fica suscetível a temperaturas diferentes.

Desde o sol escaldante durante o dia e noites mais amenas. A soja precisou de uma grande transformação desde o seu início para poder aguentar esses picos de temperatura.

Transporte

O transporte da soja é feito (em sua maior parte) por caminhões. Após o grão ser colhido por uma colheitadeira em fazendas, a soja percorre o seu trajeto até ao armazém para ficar armazenada, ou grande parte dos grãos colhidos vão até os portos do Brasil, com destino a outros países, a exportação do grão é principalmente para Ásia. Levando em consideração que o Brasil produziu mais de 120 milhões de toneladas na safra de 19/20.

Os números dão conta que mais de 80 milhões de toneladas do grão são exportadas do país todo ano.

Assim, pode-se concluir que a soja se faz cada dia mais presente no dia-a-dia do brasileiro. Seja em um óleo, margarina, pão, biscoito ou leite. Muitos outros produtos surgiram ou devem surgir a partir do grão.

Leia também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Viver do café, saiba mais sobre o cultivo do café e sua importância para o Brasil, confira Viver de apicultura é possível? Aprenda os primeiros passos para viver do mel da abelha, confira Veja os principais benefícios do Brocólis para a saúde, confira Veja os principais benefícios da babosa Veja como preparar o solo para plantar melancia Veja como plantar aveia Manualmente Veja como funciona a agricultura familiar