Ipanema lidera venda de aviões para pulverização

Imagem: Canva Pro - Aviões para pulverização
0

Quando se fala em pulverização no agronegócio, o setor de aviação é dos mais importantes. Assim, o avião Ipanema, produzido pela brasileira Embraer, lidera há vários anos esse mercado e é um modelo dos mais úteis para os produtores rurais.

Publicidade

Afinal de contas, é um avião relativamente barato, produzido no Brasil e de fácil manuseio e manutenção. Com isso, vem se destacando neste mercado e, mais uma vez, foi atração na feira Agrishow, encerrada recentemente em Ribeirão Preto (SP), onde sempre surgem novidades de tecnologia agrícola.

aviões para pulverização
Canva Pro: Aviões para pulverização – Imagem ilustração

De acordo com dados divulgados pela Embraer, que tem sede em São José dos Campos (SP), a empresa vendeu 65 unidades do Ipanema no ano passado, justamente com essa finalidade agrícola.

Publicidade

Mas, o que chama a atenção é a sustentabilidade, já que se trata de um veículo 100% movido a etanol, um produto também totalmente brasileiro. E a autonomia chega a quatro horas, algo dos mais interessantes para o serviço ao qual está proposto. Por fim, um Ipanema custa, atualmente, na casa dos R$ 4 milhões.

No total, foram 1.600 aviões agrícolas vendidos em 2024, apenas nesse primeiro semestre. E a principal justificativa é, justamente, a eficiência deles na hora da pulverização, sem precisar tocar no solo.

Continua depois da publicidade
Banner camara

Brasil só perde para os Estados Unidos

Inclusive, quando o assunto é aviação agrícola, o Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos no mercado mundial. Os norte-americanos estão com 3,8 mil unidades vendidas por aqui, segundo os dados divulgados pelo Sindag (Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola).

No momento, os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e o Mato Grosso são os que possuem a maior quantidade de aviões agrícolas cadastrados. E o fato de poder pulverizar a plantação com um avião que nem precisa tocar no chão, já é um grande diferencial e um aliado na hora da venda. E, com isso, a Embraer sempre sai na frente, ao menos nos últimos anos.

Entretanto, o mercado aeronáutico para o mundo agrícola não se limita apenas a aviões pulverizadores. Isso porque as aeronaves comerciais também ganham espaço, já que os produtores rurais de maior poder aquisitivo contam com esse tipo de meio de transporte, até para melhorar o seu conforto no dia a dia.

Enfim, a aviação está diretamente inserida na tecnologia agrícola e, mais que um meio de trabalho, também se tornou um meio de transporte para os produtores. E isso até mesmo facilita o contato com produtores de outras regiões do país.

Publicidade

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.