Tratos culturais aumentam produção de frutas

Tratos culturais aumentam produção de frutas | Pixabay
0

A produção de frutas é um dos processos que dá grandes retornos aos proprietários de terra. No entanto, algumas técnica de tratos culturais são importantes para aumentar essa produtividade e garantir ainda mais qualidade e até mais quantidade de colheita.

Publicidade

No entanto, esse trato cultural tem que ser feito na época certa, para que a produção seja mais eficiente e que se possa ter uma colheita de mais qualidade, como dito acima.

Em muitos casos, por exemplo, o trato cultural adequado pode aumentar a produção de 12 toneladas por hectare para até 40 toneladas por hectare. Consequentemente, o faturamento e o lucro com a produção poderão ser maiores.

Publicidade
Tratos culturais aumentam produção de frutas | Foto: CANVA
Tratos culturais aumentam produção de frutas | Foto: CANVA

Entre os principais tratos culturais estão a poda e a irrigação, que podem ser feitas de forma manual. No entanto, a tecnologia também pode ajudar a incrementar e a deixar a produtividade mais efetiva.

Por exemplo, a polinização artificial, que vem crescendo em muitas propriedades, é uma dessas maneiras das mais interessantes. No caso da graviola, as chances de vingar a planta aumentam em mais de três vezes quando comparada com a forma tradicional e manual, segundo um estudo divulgado pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizado Rural).

Continua depois da publicidade
Banner camara

Controle mecânico é aliado

Para quem tem pomares maiores e com mais espaço, o controle mecânico é sempre um importante aliado, segundo o Senar. Neste caso, uma roçadeira acoplada ao trator vai ajudar a preparar a terra de forma mais adequada.

Em alguns casos, também podemos usar a roçadeira lateral, facilitando o processo de manejo e que também torna a produtividade mais rápida. Com menos tempo perdido para o trato cultural, a economia também se faz notória e garante maior lucro e maior efetividade no trabalho da plantação frutífera.

Por fim, outro aliado na produção de frutas é o herbicida, que vai evitar e coibir o surgimento de ervas daninhas. Com ele, vamos conseguir um resultado mais efetivo na produção frutífera, evitando maiores problemas no futuro.

Entretanto, esse processo não pode ser feito de forma aleatória. Para isso, é essencial que o produtor contrate um engenheiro agrônomo, que vai definir o produto e, principalmente, a quantidade correta para se utilizar na plantação.

Afinal de contas, a herbicida é uma tecnologia que serve como aliada na produção. Mas, se for usada de forma incorreta, poderá trazer ainda mais prejuízo e prejudicar e comprometer a colheita no futuro, resultado em menor produtividade.

Publicidade

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.