Conheça como funciona o cultivo do trigo no Brasil

Saiba tudo sobre essa área!

0

O cultivo do trigo no Brasil é uma das práticas mais rentáveis no país no que cerne o mundo agro. A prática, que começou com os portugueses, cresceu e se desenvolveu tanto que, atualmente, somos um dos maiores produtores do grão no mundo. Quer saber mais sobre como funciona esse cultivo?

Hoje, 22 de maio, em Taubaté, nós da Curiosidades Agro, da Agrorural.net, vamos te contar tudo sobre essa cultura para que você fique por dentro das técnicas e novidades. Portanto, se você é um entusiasta do agronegócio no país, não deixe de conferir essas informações interessantes!

Leia mais: Aprenda a plantar framboesa em vasos sem sair de casa e com baixo custo, veja

cultivo do trigo no Brasil
Saiba tudo sobre o cultivo do trigo no Brasil | Canva

Saiba tudo sobre o cultivo do trigo no Brasil

Assim como dissemos anteriormente, o trigo, na verdade, veio junto com os portugueses para o Brasil na época na colonização. Dessa forma, as primeiras culturas do grão ocorreram no estado de São Paulo, onde ele se adaptou muito bem ao clima. Entretanto, a adaptação do trigo foi tão boa que ele crescia mesmo em outros estados, onde o clima e as condições eram totalmente diferentes entre si.

Com o passar do tempo, começou a haver culturas de trigo por todo o país, visto que o solo também segurava bem o grão. Atualmente, o Brasil é um dos países que mais produzem trigo, mas São Paulo não é o estado responsável pela maior parte do cultivo. Na verdade, ele caiu para a terceira posição e na primeira está o Rio Grande do Sul, com o Paraná em segundo lugar.

Qual a importância desse commoditie para o país?

Primeiramente, considera-se o trigo um commoditie porque ele é uma matéria-prima essencial na produção de diversos outros alimentos: é dele que vem a farinha, responsável pela fabricação de pães, bolos, massas etc. Dessa forma, viver sem trigo é uma tarefa impossível na modernidade, mesmo que haja opções para substitui-lo, mas são pouco populares. Ainda assim, ele tem grande peso na economia mundial.

Para se ter ideia, em 2020 houve a maior produção de trigo da história do Brasil, em um mercado que movimenta cerca de 133 mil propriedades responsáveis pelo manuseio do grão. Dessa forma, o trigo, juntamente com os fertilizantes, compõe um papel essencial na importação, visto que somos um dos 5 maiores produtores mundiais.

Para contextualizar, segundo dados de 2021 do Embrapa, a área de cultivo do trigo vai aumentar em todo o país, já que, em 2021, a rentabilidade dessa cultura aumentou cerca de 34%. Os destaques desse aumento contam com Goiás, no Centro-oeste, Minas Gerais, no Sudeste, e com o Paraná, na região Sul do país. Ou seja, é um excelente momento para apostar as fichas no cultivo de trigo no Brasil.

Leia mais: Aprenda fazer a melhor conserva de pimenta malagueta barata e simples, veja o passo a passo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.