Óleo vegetal extraído da soja: veja como é o processo do começo ao fim

Confira este método do começo ao fim!

0

Você, com certeza, sabe que o óleo que usamos no cotidiano provém da soja, não é mesmo? Mas como será que funciona a confecção do Óleo vegetal extraído da soja? Isto é o que você irá entender nesta matéria completa. Afinal, é muito importante que nós estejamos cientes dos processos alimentícios do começo ao fim, não é verdade? A soja é um alimento super versátil e você deveria entender melhor!

Por isso, hoje, 05 de junho, em Belo Horizonte, nós da Curiosidade Agro, da Agrorural.net, iremos te explicar como é o passo a passo desta confecção. Assim, se eu fosse você, ficava de olho e não perdia nenhuma novidade deste post completo. Bora lá saber mais sobre este óleo vegetal?

Leia mais: Conheça o melhor modelo de troncos bovinos e para quê servem

Óleo vegetal extraído da soja: veja como é o processo de industrialização do começo ao fim
Óleo vegetal extraído da soja: veja como é o processo do começo ao fim – Pexels

Como é feito o óleo vegetal extraído da soja?

Nesse sentido, o primeiro passo que você precisa entender é que o óleo de soja não é nada além de uma mistura de ácidos graxos obtidos a partir da leguminosa denominada de soja. Dessa forma, o estado físico do óleo de soja ou de qualquer outro óleo, em temperatura ambiente, é sempre líquido. Além disso, os óleos pertencem a uma classe específica dos lipídio, ou seja, gorduras, que apresenta na sua constituição a junção de um ou mais ácidos graxos. Confira abaixo as etapas mais detalhadas do Óleo vegetal extraído da soja.

Etapas do óleo de soja

Desse modo, depois de passar pela fase do armazenamento, que deve ser em um local sem uma alta incidência de calor, os grãos de soja passam por peneiras mecanizadas para separar os grãos menores ou quebrados e, depois, pelo descascamento. Assim, ela deve ser condicionada em um aquecimento e triturada para extrair o óleo.

Após isto, exige um cozimento em 75 graus para eliminação de resíduos e, assim, finalmente, a extração do óleo pode ser realizada por meio da compressão do material triturado ou, também, por colocar um solvente para dissolver o óleo presente na polpa. Logo, quando é utilizado o solvente, é necessário separar o óleo do solvente por destilação, já que foi acrescido um líquido.

Por fim, há mais três processos no óleo vegetal extraído da soja. O primeiro é quando o óleo bruto é aquecido a 70 oC e, depois disso, recebe uma quantidade de soda cáustica. Em seguida, há um branqueamento para retirar os pigmentos e, por último, adiciona-se o vapor d’água para que retire o cheiro. Viu só? Em poucos minutos você entendeu mais do processo! Conte para nós nos comentários o que achou!

Continue lendo: Como criar ave de postura com baixo investimento, confira o manejo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.