Descubra o que é a aquaponia e como esse sistema une duas atividades em uma só

Saiba tudo sobre esse procedimento!

0

Já conhece a aquaponia? Essa técnica promete, ao mesmo tempo, facilitar o cultivo de plantas através de um método hidropônico e permitir também a criação de peixes. Portanto, trata-se de um sistema de produção ecológico e inteligente, pensado para otimizar a agricultura.

Hoje, 13 de maio, em Taubaté, nós da Agropecuária, da Agrorural.net, vamos te explicar sobre como ela funciona, para que serve e quais os benefícios de utilizá-la. Portanto, se você está curioso sobre esse sistema diferente, continue nos acompanhando abaixo e se surpreenda!

Leia mais: Saiba como cultivar lavanda no vaso de modo simples; aprenda hoje mesmo

aquaponia
Descubra o que é a aquaponia | Canva

Descubra o que é a aquaponia

Como dissemos anteriormente, aquaponia é um sistema que combina a criação de peixes com o cultivo de hortaliças. A palavra é a junção de aquicultura (criação de peixes) com hidroponia, que é a técnica de cultivo de plantas através de um sistema de irrigação. O mais interessante é que não é necessário um sistema grande: ele pode ser de tamanho médio ou pequeno, também.

Na hidroponia comum, pode acontecer de muita água ser desperdiçada conforme o ciclo de nutrição das plantas termina. Já na aquicultura, é comum o descarte de excrementos, bem como restos orgânicos deixados pelos peixes. Com a junção dessas duas atividades, nada se perde!

Como ela funciona?

Em síntese, o tanque que contém os peixes serve de criadouro para esses animais. Enquanto isso, os resíduos deixados por eles, como escamas, animais mortos, restos de alimento e algas, bem como seus dejetos (amônia, fezes e gás carbônico) servem de alimento para bactérias.

Por sua vez, elas transformam todos esses componentes que são tóxicos para os animais em nutrientes para as plantas que ficam acima do tanque, transportando a água através de um sistema de encanamento. Dessa forma, essa água faz um caminho completo através dos tanques, em um sistema sustentável que mantém funcionando ambas as formas de vida.

Quais as vantagens desse método?

Primeiramente, trata-se de um sistema sustentável, visto que o que seria descarte de um lado (o dos peixes) serve como sustento para o outro (no caso, as plantas). Além disso, esse método também promove uma maior economia, já que há uma redução dos gastos com cuidados para as plantas. Ademais, também é uma atividade que economiza tempo, já que se sustenta praticamente sozinha.

Apesar das vantagens, a aquaponia ainda é uma técnica pouco difundida, mas que tem ganhado adeptos em todo o país com o passar do tempo. Seja para consumo próprio com tanques pequenos ou para comercialização com estruturas grandes, é algo que promete inovação, economia e sustentabilidade de uma só vez. Além disso, a vantagem é que você não precisa ser um grande produtor para implementar, basta por a mão na massa.

E aí, o que achou desse sistema inovador? Conte para nós nos comentários!

Leia mais: Aprenda a fazer licor de jabuticaba, experimente fazer essa bebida e impressione seus amigos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.