Como criar avestruzes em sua propriedade rural, veja tudo o que precisa para criar essas aves gigantes

É mais simples do que parece!

0

Criar avestruzes pode ser um bom negócio, especial se o fizer em sua própria propriedade. Afinal, esses animais não exigem cuidados muito grandes, mas podem dar lucros satisfatórios. Por exemplo, além dos ovos, você ainda pode vendê-los para outros criadores ou retirar o famoso óleo de avestruz.

Hoje, 09 de maio, em Taubaté, nós da Agropecuária, da Agrorural.net, vamos te mostrar como funciona a criação dessas aves grandes e te dar dica valiosas para isso. Dessa forma, continue nos acompanhando para conferir tudo o que temos para te ensinar. Você vai se surpreender com os resultados!

Leia mais: Como fazer a melhor geleia de jabuticaba em casa sem gastar muito, confira

criar avestruzes
Veja dicas para criar avestruzes em sua propriedade | Canva

Veja dicas para criar avestruzes em sua propriedade

Como havíamos dito anteriormente, a criação de avestruz é bastante versátil, pois, além dos ovos e do óleo, ainda é comum a venda da carne. Por sua vez, a carne de avestruz é considerada nobre e exótica, o que faz com que a procura atualmente seja alta, visto que seu sabor é inconfundível. Portanto, vale a pena iniciar a criação desses animais, especialmente se você tem estrutura para isso.

Montando as instalações

Primeiramente, o ideal é começar a criação de avestruz em sítios ou em fazendas, já que estamos falando de aves grandes, fortes e que precisam de muito espaço para circular. Isso vai garantir a saúde dos animais, além de evitar que fiquem estressados. Nesse sentido, crie-as em um ambiente de pasto, assim como bois, também com cercas para evitar que escapem. Indica-se telas para evitar machucar as aves caso haja tentativa de fuga.

Além disso, é bom que haja um galpão com água limpa e fresca à disposição, além de um local para colocar o alimento. Fora isso, garanta apenas que elas possam se abrigar da chuva, do frio ou do calor intenso; ademais, são apenas esses os cuidados.

Alimentando as aves

Outrossim, essas aves se alimentam, basicamente, de pasto com grama fresca. Contudo, se o objetivo for a engorda, você ainda pode oferecer ração própria para avestruzes, feno, alfafa ou leguminosas, que vão variar um pouco o cardápio. Caso ofereça ração, lembre-se de trocá-la, pelo menos, a cada dois dias, pois ela pode oxidar e perder os nutrientes.

Aliás, uma dica aqui é oferecer algumas pedras (sim, pedras), pois eles precisam engoli-las, deixando-as em seus ventrículos, para que ajudem na digestão do alimento. Quando perceber que as peras estão sumindo, é bom continuar repondo: 2kg por animal é o ideal.

E a reprodução dos animais?

Por fim, somente um casal de avestruzes pode dar cria a cerca de 30 indivíduos por ano. Para isso, o criador deve respeitar o período de reprodução das aves, incluindo o período de cria. Para tanto, apenas separe a mãe dos filhotes após 2 meses. A dica é não tentar fazer com que se reproduzam mais do que isso, pois é possível prejudicar os animais. Agora você sabe como criar avestruzes facilmente!

Leia mais: Como fazer compostagem simples em casa, usando pó de café e casca de banana, confira

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.