O que fazer com o gado magro? Veja esse método que melhora a conversão alimentar do animal

Confira o que fazer nestes casos e não erre mais!

0

Você já passou pela situação de ter um gado magro, mas não saber como melhorar a sua alimentação? E se você precisasse ter um método de conversão, mas está perdido nestes manejos alimentares? Bom, é isto que nós vamos te ajudar hoje mesmo! Fique de olho nas principais dicas e melhore a sua indústria da agropecuária com nenhum tipo de prejuízo.

Por isso, hoje, 13 de maio, em Belo Horizonte, nós da Agropecuária, da Agrorural.net, vamos te ajudar nesta questão com métodos simples e objetivos. Tenha em suas mãos um guia completo para o momento em que tudo parece perdido! Ficou curioso e interessado? Então, sem mais delongas, se liga na matéria abaixo!

Leia mais: Como criar ave de postura com baixo investimento, confira o manejo

O que fazer com o gado magro? Veja esse método que melhora a conversão alimentar do animal
O que fazer com o gado magro? Veja esse método que melhora a conversão alimentar do animal – Pexels

O que é um gado magro?

Primeiramente, de forma bem sugestiva, gado magro é aquele gado que deveria estar na fase do engorda, mas não está conseguindo atingir os níveis necessários para ser um gado de corte. Isso, muitas vezes, provém de uma alimentação que não está sendo bem absorvida no organismo do seu gado. Por isso, nós iremos mostrar 3 alimentos que podem mudar este cenário.

NOTA: este conteúdo é de punho informativo e não anula a importância de procurar um especialista da área que possa te instruir no processo de engorda do gado.

Como melhorar a alimentação do gado magro?

Invista em forragens

Nesse sentido, as forragens possuem um alto teor de água e fibras, o que contribui para dar volume ao gado, assim chamada. Dessa forma, 1kg de folhas tenras, as gramínias, apresenta entre 15% e 20% de matéria seca. Isto representa que entre 800g e 900g do peso total do alimento é composto por água. Muito interessante, não acha?

Minerais

Sendo assim, uma outra dica para o seu gado magro são os minerais. Isso porque, apesar do pasto ser uma opção, ele não contém todos os minerais necessários de que o seu rebanho precisa. Desse modo, esta suplementação rica em minerais é extremamente importante para que o gado ganhe peso.

Os famosos concentrados

Por fim, os concentrados são bem-vindos, mas em doses corretas para que não haja uma desordem no sistema digestivo do seu gado. Eles são importantes, pois 88% da sua composição é matéria seca. Com isso, proporcionam mais nutrientes por quilo se compararmos com os volumosos listados acima.

Viu só? Você conseguiu aprender, em poucos minutos, 3 pilares essenciais para o seu gado magro. Gostou? Conte para nós nos comentários e deixe que nós saibamos mais das suas impressões!

Continue lendo: Como preparar silagem de milho verde para o gado leiteiro, confira o passo a passo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.