Calendário de vacinação do gado de corte, saiba quais datas mais importantes do ano

Fique de olho e não perca nenhuma data!

0

Você deve saber que, assim como nós, a vacinação do gado de corte deve estar sempre em dia, certo? Mas como acompanhar este calendário sem deixar passar nenhuma informação? Como tomar cuidado para que o seu gado não pegue nenhuma doença e te deixe no prejuízo? Bom, isto é o que você vai aprender em poucos minutos!

Por isso, nós, da Agropecuária, da Agrorural.net, vamos te ajudar na hora de entender melhor sobre estas principais datas. Afinal, você tem tanta coisa para dar conta, que nada melhor que ter um manual nas suas mãos que te ajude de forma prática e objetiva, não é mesmo? Ficou curioso? Leia com atenção e saiba mais!

Leia mais: Entenda melhor como funciona a pecuária leiteira, você vai se surpreender!

Calendário de vacinação do gado de corte, saiba quais datas mais importantes do ano
Calendário de vacinação do gado de corte, saiba quais datas mais importantes do ano – Pexels

Como funciona a vacinação do gado de corte?

Nesse sentido, estas sessões são divididas em alguns assuntos específicos. Por exemplo, com relação à febre aftosa, o calendário é disponibilizado pelo MAPA, ou seja, é preciso ficar atento. Ademais, no caso da Brucelose, a vacina é feita em dose única e apenas em fêmeas entre 3 e 8 meses de idade.

A Clostridioses deve ser aplicada em todos os animais a partir dos 2 meses de idade e com um reforço após 30 dias. Se você quiser saber sobre o Botulismo, é preciso ver na sua região, pois ela varia conforme a necessidade do local. Continuando, temos também a Leptospirose, a qual sua primeira dose da vacina  deve ser entre quatro e seis meses de idade, com reforço após quatro semanas. A raiva bovina acompanhe a ideia do Botulismo.

Desse modo, por último, na categoria IBR e BVD, o recomendado é a vacinação aos três meses de idade. Sendo assim, o reforço após quatro semanas e, depois, a vacina anual em dose única. Contudo, é essencial o acompanhamento de um veterinário que entenda do assunto e te acompanhe em cada processo da vacinação do gado de corte, certo?

Nota: Este conteúdo é somente de punho informativo, em qualquer hipótese especifica te instruímos procurar um especialista da área.

Por que planejar um calendário anual?

Por fim, para que você entenda melhor a importância, separamos aqui mais sobre o assunto. Portanto, ter em mente tais datas te auxilia na segurança de completar as atividades com pouca margem de erro. Além disso, você pode se planejar melhor para ter tudo em mãos e, claro, prevenir que não haja um acúmulo de tarefas importantes.

Obviamente, também é importante ressaltar o fato de que os prejuízos podem ser enormes se você não tiver um bom controle da atividade. Por isso, evite desperdiçar tempo, dinheiro e investimentos, combinado? Gostou das nossas dicas sobre vacinação do gado de corte? Diga abaixo o que achou e acompanhe nosso conteúdo diário.

Continue lendo: Como preparar silagem de milho verde para o gado leiteiro, confira o passo a passo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.