Entenda melhor como funciona a pecuária leiteira, você vai se surpreender!

Você não sabia? Se eu fosse você, lia agora estas novidades!

0

Hoje, 01 de maio, em Belo Horizonte, nós da Agropecuária, da Agrorural.net, vamos te explicar melhor como funciona a pecuária leiteira no Brasil. Afinal, não é segredo para ninguém que o nosso território possui um PIB sustentado por diversas atividades do mundo agro, e esta, com certeza, não estaria de fora.

Por isso, nós vamos te explicar como funciona este manejo conhecido por poucos, mas usado por todos. Isso porque, aí, na sua casa, você deve ter não apenas o leite, mas seus derivados, não é mesmo? Como será que foi este processo? Bom, isso é o que nós vamos te explicar. Ficou curioso? Fique conosco até o final da matéria.

Leia mais: Saiba os segredos para um bom cultivo de hortênsia

Entenda melhor como funciona a pecuária leiteira, você vai se surpreender!
Entenda melhor como funciona a pecuária leiteira, você vai se surpreender! – Pexels

Pecuária leiteira, quem são os produtores?

Primeiramente, se você acha que o estado brasileiro que é líder em produção de leite é Minas Gerais, saiba que você acertou! Além de ser um ótimo produtor de leite e derivados, os maiores consumidores estão nos estados de SP e RJ. Assim, como o leite é um produto altamente perecível, não pode ficar longe dos principais mercados consumidores.

Nesse sentido, MG participa deste ranking com 28% do volume produzido no Brasil! Muita coisa, hem? Em segundo lugar se consolida o Paraná, produzindo cerca de 5 bilhões de litros de leite por ano. Agora, veja abaixo como é o cuidado com esta pecuária leiteira.

Confira agora o manejo

Dessa forma, o ideal para uma vaca leiteira é que, quando ela estiver com 24 meses, tenha o primeiro parto. No entanto, este parto deve ser bem feito. Assim, 30 dias antes, ela deve ser retirada da união com os demais e colocada em um local separado, com água, sombra e comida de qualidade. Tudo isto influencia a qualidade do leite.

Sendo assim, há alguns fatores que melhoram a produtividade deste gado. Dentre eles, estão a análise de dados, isto é, entender melhor como funciona a produtividade do seu rebanho. É preciso, portanto, que haja um estudo de fertilidade para saber exatamente a época de acasalamento, por exemplo. Após isto, é preciso traçar uma meta e ver quais os fatores auxiliam, ou não, para o cumprimento dela. Com isso, após adotar este manejo reprodutivo, as chances de aumento na produção são ainda maiores!

Por fim, depois de todo o preparo antes, durante a produção de leite nas vacas, elas precisam ser monitoradas com boas condições de alimentação principalmente. Os processos de retirar o leite também são bem automatizados, com processos de sucção por bombas elétricas na maior parte dos casos e monitoramentos. Viu só? É muito interessante o processo de pecuária leiteira.

Continue lendo: Aprenda como usar flores na decoração do seu jardim

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.