Como fazer a melhor geleia de jabuticaba em casa sem gastar muito, confira

Confira o método simples!

0

Quer preparar uma deliciosa geleia de jabuticaba? Em síntese, a jabuticaba é uma árvore nativa brasileira, que possui frutos muito populares devido ao seu sabor doce, parecidos com uvas. Embora muitas pessoas gostem de comê-los direto do pé, é inegável que dá para aproveitá-los de formas criativas, como em geleias. Ficou curioso para saber como preparar? Então não perca tempo! 

Hoje, 08 de maio, em Taubaté, nós da Agro Receitas, da Agrorural.net, vamos te mostrar uma forma de fazer esse doce maravilhoso em casa de um jeito simples! Portanto, se você quer se deliciar com essa iguaria, não deixe de conferir nossas dicas ainda hoje, logo abaixo. 

Leia mais: Como plantar chuchu sem segredos e ter salada na mesa diariamente, confira

geleia de jabuticaba
Saiba preparar uma geleia de jabuticaba deliciosa! | Pexels

Saiba preparar uma geleia de jabuticaba deliciosa!

Primeiramente, saiba que as jabuticabas devem estar com casca para o preparo dessa receita. Dito isso, você vai precisar de alguns poucos ingredientes, fora um recipiente para colocar o produto final. Indicamos um pote de vidro esterilizado, pois isso vai aumentar a validade da receita. Vamos lá?

  • 1kg de jabuticabas com casca e higienizadas;
  • Suco de meio limão;
  • 1 xícara de açúcar (preferencialmente cristal).

Preparando a geleia

Antes de mais nada, leve as frutas para uma panela grande e encha de água até cobri-las, ligando o fogo alto. Assim que a água começar a ferver, abaixe o fogo para o médio e mexa de vez em quando. Com o tempo, as jabuticabas vão estourar e ficar bem molinhas, além de a água começar a soltar espuma. Então, retire a espuma que for se formando. 

Passados 15 minutos, escorra as jabuticabas e esprema bem para que todo líquido saia. Nesse ponto, uma dica é colocar um pires ou qualquer pratinho na geladeira, porque ele vai servir para mais tarde, para vermos o ponto certo da geleia.  

Em seguida, volte a polpa para a panela e coloque tanto xícara de açúcar quanto o meio limão. Ligue o fogo alto e vá mexendo até que todo açúcar derreta, mudando a coloração da fruta. A partir daí, você já pode baixar o fogo para médio. 

Finalizando a receita

Por fim, antes de desligar o fogo, vamos utilizar o pires/prato para ver se a geleia já está no ponto. Isso porque, diferente das outras geleias, a de jabuticaba sai líquida, mas acaba ficando endurecida conforme esfria. 

Por isso, pegue um pouco de geleia da panela e coloque no pires gelado, inclinando para ver se ela está escorrendo – é preciso estar, aliás. Depois, volte o pires para o congelador por apenas um minuto, retirando depois e apertando com a ponta dos dedos. Se perceber que a geleia está com uma textura semelhante ao gel, ela está pronta! 

Viu como é fácil fazer uma geleia de jabuticaba? Depois disso, é só levar para um recipiente e colocar na geladeira para consumir sempre que quiser. 

Leia mais: Quando colher uvas da parreira, confira os tratos culturais para manter a qualidade do cacho

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.