Como plantar chuchu sem segredos e ter salada na mesa diariamente, confira

Veja como é fácil!

0

Hoje, 05 de maio, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar como plantar chuchu de uma forma simples para ter em casa sempre que quiser. Dessa forma, continue nos acompanhando abaixo para ver as melhores dicas de cultivo e não perca nada!

A princípio, o chuchu é uma hortaliça que, devido a sua textura, pode compor diversas receitas. Por exemplo, é comum utilizamos em pratos salgados, mas ele também serve para doces, como brigadeiros, em dietas veganas. Se interessou pelo cultivo? Então confira nossas dicas de ouro!

Leia mais: Agora ficou fácil plantar melão com estes simples conselhos

plantar chuchu
Saiba como plantar chuchu facilmente | Canva

Saiba como plantar chuchu facilmente

O chuchu é um alimento riquíssimo em fibras que, como você pode ver, é muito versátil para diversa receitas. Aliás, não só nisso, visto que é possível plantá-lo tanto na terra quanto em vasos. Em ambas as situações ele costuma crescer bem e pega fácil, então vamos ver como ocorre o plantio adequado.

Antes de mais nada, você não precisa arrumar sementes ou mudinhas, apenas ter em posse um chuchu saudável. Deixe-o descansando por cerca de duas semanas e, com o tempo, ele criará brotos. A partir disso, você já terá a muda, que é a própria hortaliça! Depois disso, você só tem de escolher se vai plantá-lo no solo ou em um vaso, que não precisa ser muito grande: um de 10 ou 15L é o suficiente.

Prepare o melhor substrato

Primeiramente, prepare o substrato correto antes de plantá-lo. O ideal é que a terra seja bem drenável, que não acumule muita água e que seja leve. Ademais, é importante que ele seja bem rico em potássio e fósforo, o que você pode garantir com adubo NPK. Feito isso, plante metade no chuchu no solo e deixe a pontinha para fora, para que ele se desenvolva melhor.

Com o tempo, o chuchu plantado vai começar a murchar e o broto vai passar a crescer. Nesse ponto, é importante colocar o vaso perto de algum lugar que ele possa se apoiar, pois trata-se de uma planta trepadeira. Em último caso, você pode espetar uma vara grande no solo, onde ele irá crescer.

Mantenha uma frequência de regas e de luz

Por fim, é bom regá-lo diariamente, mas com pouca água: o suficiente para que o solo fique levemente úmido. Saiba que ele não gosta de solos encharcados e, por isso, o substrato deve ser drenável, como mencionamos. Ademais, o local ideal para mantê-lo é algum que tenha sombra, mas que seja bem ventilado. Dito isso, evite plantar chuchu em locais com incidência grande de Sol, pois ele pode se queimar.

Leia mais: Confira algumas novidades que está rolando na Agrishow 2022

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.