Curiosidades e tipos de manga mais comuns no Brasil

0

Você sabia que já foram catalogadas mais de 1600 tipos diferentes de manga? Pois é, a manga é uma das frutas mais conhecidas mundialmente. Além disso, a Índia é o país que mais tem tipos diferentes de manga, só no país existem mais de 1000 tipos diferente da fruta.

Porém, as mais conhecidas no Brasil são: espada, tommy, rosa, bourbon, coração-de-boi e coquinho. Além da fruta ser consumida naturalmente, utilizam também da fruta para preparar suco, sorvete, molhos salgados e doces, além de ser usada em saladas.

Curiosidades sobre a manga

O Brasil está entre os 10 países que mais produzem a fruta, além de ser o primeiro país a cultivar na América, lá no ano de 1700. Portanto, a variedades de opções da fruta não é por acaso.

Curiosidades e tipos de manga mais comuns no Brasil
Curiosidades e tipos de manga mais comuns no Brasil / Pexels

Tipos de manga mais comuns no Brasil

  • Espada: a manga espada é uma das variedades mais antigas do Brasil. Produzida sempre em grande escala. O grande diferencial é no tamanho e formato, tendo em consideração que a casca e a semente são quase 50% da fruta.
  • Tommy: oriunda do EUA, a tommy é a mais produzida no Brasil e exportada pelo mundo. A variedade é utilizada na produção de sorvetes e sucos. Portanto, se você já tomou algum sorvete de manga, é bem provável que seja com a manga tommy.
  • Rosa: a manga rosa é muito conhecida da região Nordeste do país, conhecida também como (rosa da Bahia ou rosa de Pernambuco). A fruta chama atenção pela coloração vermelha/rosada, daí o seu nome, manga rosa.
  • Bourbon: produzida principalmente no Centro-Oeste e muito popular em São Paulo, a manga bourbon tem um sabor mais doce que as demais. Fruta ótima para sucos naturais também.
  • Coração-de-boi: o grande diferencial da coração-de-boi é o tamanho, chega ser o dobro que as demais. Além da sua coloração amarelada/vermelha.
  • Coquinho: utilizada em sua grande maioria para produção de suco, a manga coquinho se destaca pelo custo/benefício. Fácil de cultivar e pode ser encontrada em diversas feiras e mercados do país.

Como cultivar manga

A maior dificuldade para cultivar a manga é o tempo. Levando em consideração que o tempo para florescer e produzir frutos é de aproximadamente 7 anos. Portanto, é uma das frutas mais demoradas para ser cultivadas.

Porém, tudo começa de forma “pequena” em um vaso de planta. Logo após, quando a planta estiver ganhando forma e tamanho, você deve mudar de local. De preferência em um espaço amplo no quintal da casa. Levando em consideração que vai crescer e muito.

Cuidados específicos

Alguns cuidados específicos devem ser levados em consideração na hora de plantar um pé de manga. Principalmente a quantidade de água que deve ser adicionada diariamente.

Conclusão

Além do sabor e gosto da fruta, os benefícios são inúmeros. Portanto, vale ressaltar que você deve procurar ajuda especializa antes de plantar. Até porque, este profissional irá lhe informar dos cuidados necessários para a planta. Assim como, o tamanho do espaço que você precisará para plantar.

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.