Horta em casa, como fazer e cuidar

0

Preparamos um artigo completo para você que quer fazer uma horta em casa e não sabe por onde começar. Quem não gosta de ter uma salada para saborear acompanhado de um delicioso almoço? Ainda mais sabendo que você mesmo fez o cultivo da hortaliça.

Portanto, para ter uma horta em casa, é uma opção de economia e até arriscamos a dizer como uma terapia para quem tem um dia estressante e precisa se desligar um pouco desse mundo tecnológico, pelo menos uma parte do seu dia. Porém, a horta precisa de certos cuidados para que você obtenha êxito e uma produção de qualidade.

Definindo o espaço da Horta

Antes de iniciar, é hora de definir um lugar para a sua horta, algumas pessoas pensam que precisam de um quintal enorme, o que não é o caso. Até porque, mesmo que a sua casa seja um apartamento e tenha apenas uma pequena varanda, pode dar espaço para a sua horta. Além disso, uma boa ideia é você poder construir a sua horta em vasos, recipientes, embalagens recicláveis, floreiras e caixas de madeira. Neste caso, não se esqueça do furo no fundo para evitar que haja muita água no solo.

Ao plantar em um vaso, encha um terço do vaso com cascalho ou pó de cascalho para drenagem e uma parte de esterco e o resto de terra.

Por outro lado, se o seu quintal tiver um espaço maior, você poderá plantar diretamente no solo. Nesse caso, revire o solo com uma pá para torná-lo bem macio. Misture o esterco com a terra de modo que o canteiro fique a 20 cm do solo; marque o espaço por exemplo: os pés da alface devem estar à 50 centímetros; coloque as mudas de forma intercambiável e misture as sementes com areia e água. Aqueles com um pequeno jardim podem usar suporte vertical.

A cerca ou uma armação pode realizar esta função de suporte vertical. Outros tipos de suportes podem ser de madeira ou metal. Não importa qual material você use, apenas certifique-se de que ele esteja lá antes que a planta precise do seu apoio, de preferência antes mesmo do plantio. Para alguns vegetais, como o tomate, você ainda precisa amarrar as plantas à prateleira de maneira constante.

Horta em casa, como fazer e cuidar
Horta em casa, como fazer e cuidar / Pexels

O que plantar?

Depois de definir o espaço e seguir as dicas citadas anteriormente, você pode definir o que plantar. Portanto, você deve analisar quais tipos de vegetais está no seu dia a dia e considerar se vale a pena plantar, levando consideração ao espaço da sua horta. Alguns vegetais nascem durante toda a temporada, como: pimentas, pimentões, pepinos e abóboras. Alguns, como rabanetes e cenouras produzem apenas uma vez no ano. Então, você precisará se atentar isso.

Qual a quantidade de água e luz necessária?

É de extrema importância você deixar sua horta onde possa pegar sol, no mínimo de 6 a 8 horas por dia. Caso a sua horta não esteja em uma área de sol, ou não recebam sol o suficiente, podem ficar suscetíveis a insetos. No entanto, alguns vegetais como alface, couve-flor e brócolis não precisam de tanto sol.

A quantidade de água necessária para sua horta vai de acordo com os vegetais que você está cultivando, ou seja o ideal será pesquisar a quantidade de água por vegetal. De um modo geral, o ideal é regar sua horta sempre pela manhã, uma vez ao dia. Jamais regar no período da tarde pois pode queimar seus vegetais.

Horta: cuidados com a terra

É necessário ter um cuidado periodicamente para a construção e manutenção de um solo saudável. Deve ter o cuidado para não colocar esterco de forma exagerada. Portanto, agora que você já sabe um pouquinho mais poderá iniciar a sua hortinha com as dicas que passamos aqui. Espero que tenha muito sucesso e produção na sua horta caseira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.