História e curiosidades sobre o milho

0

O milho está entre os grãos mais consumidos no Brasil e no mundo, e não é só para fazer pipoca não. Portanto, trouxemos algumas curiosidades e o que pode ser produzido a partir do cereal. O grão é cultivado a mais de 4 mil anos, além disso, o cereal é uma das coisas que não podem faltar na festa junina.

Entretanto, hoje em dia se utiliza do milho para fazer diversas coisas como: pipoca, polenta, pamonha, curau, canjica, cozido ou assado. Além disso, o grão está presente em diversos alimentos como o macarrão instantâneo, farinha, fubá, óleo, papinhas para bebê, salgadinhos, temperos entre outros. O cereal só fica atrás do trigo e arroz que são os mais consumidos do mundo.

História e curiosidades sobre o milho
História e curiosidades sobre o milho / Freepik Premium

 

Onde é produzido o milho?

A maior produção de milho é feita no EUA, China e Brasil. Além disso, estimativas dão conta que o Brasil produz perto de 95 milhões de toneladas do grão por ano, sendo o terceiro país que mais produz o grão. Os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul são os estados que mais produzem no país.

Parte do cereal vira ração

Cerca de 80% do grão que o Brasil não exporta é usado para fazer ração animal. A grande maioria das rações para gatos, cachorros e outros animais contém milho. Além de ser usada também na ração para animais bovinos, suínos e diversos outros animais.

Pipoca

O milho usado para fazer pipoca é uma variedade diferente do comum que é usado para fazer ração e alimentos. O grão usado em pipoca é exclusivamente usado para fazer pipoca. O grande diferencial é que as espigas são menores que as do milho comum.

Curiosidades sobre o milho

  • A palavra “milho” é de origem indígena, tem como significado “sustendo de vida”.
  • O cereal é cultivado a mais de 4 mil anos.
  • Antigamente o amido do milho era usado para engomar roupas.
  • Uma espiga tem em média 800 grãos.
  • Mais de 3 mil produtos atualmente são produzidos ou contém milho.
  • Demora cerca de 150 dias do plantio a colheita do grão.

Festa junina sem milho não seria a mesma

Uma das festas mais tradicionais do Brasil, a festa junina, não seria a mesma sem o grão. Usado para fazer a maioria dos doces e comidas típicas que fazem parte da festa junina. Portanto, é certo dizer que a festa junina sem o milho não seria a mesma, não é mesmo?

Mais sobre o grão

Você sabia que o grão também é usado para fazer etanol, graxa, cosméticos, fogos de artifícios e até a ponta do fósforo contém o grão. Pois é, uma infinidade de produtos são feitos a partir do cereal. E não é a toa que é um dos grãos mais produzidos no mundo. Enfim, você conhecia todas essas curiosidades do milho? Assim como você, eu também aprendi um pouquinho mais sobre o grão.

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.