Se você nunca comeu lichia, tenho certeza de que já ouviu falar e a viu. É um fruto avermelhado, pequeno e que costuma ser bem caro. Junto a isto, muitos comem a farinha da fruta ou sementes também. Você faz parte do grupo que consome ou só que sabe que existe? E se você pudesse fazer parte dos dois e, o melhor, sem gastos exagerados?
É isso que vamos te explicar hoje, 20 de abril. Aqui, nós, da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te explicar tudo sobre o cultivo a partir do próprio caroço, se você quiser, e também os benefícios que essa frutinha tão saborosa pode te proporcionar. Preparados? Então, vamos nessa!
Quais os benefícios da lichia para a saúde?
Nesse sentido, sabemos que a lichia é muito utilizada em dietas saudáveis e não é à toa. Ela é uma fonte riquíssima de diversos benefícios para a sua saúde, e nós iremos listar os principais agora, então fique de olho!
- Sendo assim, segundo a nutricionista Karin Honorato disse para o site G1, em 2015, a lichia é fonte de vitamina C;
- Possui muito água e poucas calorias;
- Além disso, é boa para a imunidade e cicatrização;
- É rica em carboidrato, mas elimina pouca insulina, hormônio que pode atrapalhar a perda de peso;
- É boa para a pele por ter colágeno;
- Pode diminuir a pressão arterial.
Então, como podem ver, muitas qualidades, não é verdade? No entanto, a observação válida de ser feita é que ela não elimina a necessidade de um acompanhamento de especialistas se você estiver com algum desconforto ou possuir alguma enfermidade. Ademais, busque um nutricionista para prescrever uma boa dieta, caso seja o caso. Agora, aprenda como plantar sem dificuldades!
Como plantar lichia?
Desse modo, para iniciar o processo de plantar lichia – em um vaso grande de 40 litros ou canteiro -, você deve escolher entre a muda ou o caroço. Se for pela muda, basta se atentar ao processo de cuidados, que listaremos a seguir. No caso do caroço, você deve deixá-lo na água por 24 horas ou enrolado em um papel úmido pelo mesmo período de tempo. Depois disso, você deve fazer uma incisão para retirar a parte mais dura do caroço e a germinação ser mais rápida.
Assim, você pode plantá-lo diretamente no local definitivo. Com isso, escolha um solo que seja fácil de drenar, podendo usar argila expandida, e que fique em um espaço que pegue bastante Sol. No caso da adubação, que deve ser orgânica, opte por renová-la a cada 3 meses. Por fim, as regas devem ser frequentes, principalmente no início. Portanto, não deixe que o solo fique seco em hipótese alguma.
Como cuidar da planta
- A lichia precisa de rega regular e suficiente para manter o solo úmido, mas sem encharcar. É de suma importância garantir que a água possa ser bem drenada pelo solo;
- Adubação deve ser feita regularmente para garantir um bom crescimento e desenvolvimento da planta. É recomendado utilizar fertilizantes orgânicos, como esterco de aves ou composto orgânico;
- A poda da lichia deve ser feita após a colheita dos frutos, para eliminar os ramos secos ou doentes. Isso estimula a planta a produzir novos brotos e frutos mais saudáveis;
- Controle de pragas e doenças: a lichia pode ser atacada por diversas pragas e doenças, como pulgões, cochonilhas, fungos e vírus. É importante fazer o controle preventivo com produtos naturais ou químicos para evitar prejuízos na produção;
- Proteção contra o sol: a lichia é uma planta que prefere ambientes com sombra e proteção contra o sol direto. É recomendado plantar a lichia em áreas parcialmente sombreadas ou protegidas por árvores maiores.
E então? Pensou que seria mais difícil? Conte nos comentários sua experiência com lichia e se você tem costume de consumi-la. Acompanhe nosso blog e até a próxima dica de ouro feita para você!