As pitayas são frutas que ficaram bastante populares no país de uns tempos para cá. Também chamadas de fruta do dragão devido à sua aparência exótica, possuem diversas variações, como a amarela, a de polpa rosa e a de polpa branca. Todas são deliciosas e isso, somado às duas características peculiares, faz com que ela seja uma fruta muito cobiçada.
Por isso, hoje, 02 de março, em Belo Horizonte, nós, da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar como cultivar de maneira simples essa fruta tão diferente. Lembre-se que alguns cuidados parecem básicos, mas são essenciais para o desenvolvimento da planta. Então vamos lá?
Leia mais: Veja agora as 03 frutas mais consumidas e seus benefícios
Veja como cultivar pitayas em casa
Antes de mais nada, você sabia que as pitayas são frutos provenientes de árvores de cacto? Saber disso já é o primeiro passo para conseguir tomar conta da sua planta.
Você pode escolher plantar de dois modos: pelas sementes ou por mudinhas. Caso escolha as sementes, basta remover de um fruto maduro e fresco, lavar em água corrente para retirar a polpa e deixar secar. Depois, é só plantar direto no solo ou no vaso. No caso das mudinhas, basta fazer a troca de vaso e de substrato.
Prepare o solo
Primeiramente, por se tratar de uma fruta proveniente de um cacto, é importante escolher bem onde você vai plantar sua pitaya. Por exemplo, se escolher plantar direto no solo, é bom observar se ele possui as condições corretas para que ela cresça saudável. Se necessário, misture terra vegetal a um bom adubo orgânico e plante ali mesmo sua mudinha ou sementes.
Agora, caso tenha escolhido plantar a pitaya em vasos para depois transferir a muda para um local mais apropriado, é melhor apostar em um substrato para garantir que ela vai crescer saudável. Para isso, você pode escolher um que seja próprio para cactos e suculentas. Aliás, lembre-se de fazer uma camada de drenagem no fundo do vaso com pedrinhas ou areia, pois ela não gosta de exageros, ok?
Atenção às regas e iluminação
Em seguida, preste atenção a esses dois elementos. Por ser um cacto, a pitaya não é uma planta que vai exigir regas constantes, somente uma ou duas vezes na semana, dependendo do clima. Portanto, não exagere nas vezes em que for rega-la nem na quantidade de água. Por sua vez, a iluminação ideal para esse tipo de planta é sol pleno e direto, visto que elas estão acostumadas com climas secos e quentes.
Adube suas frutas
Por fim, a pitaya é uma fruta muito suculenta e que necessita de adubação para crescer sempre saudável. Dessa forma, é interessante abrir um espaço na terra e, uma vez por mês, adubar a plantinha misturando esterco curtido e fechando o buraco novamente. Assim você garante os nutrientes dos quais ela precisa!
Leia mais: Amora-vermelha! Tudo que você precisa para ter essa fruta em casa