A produção leiteira é das mais importantes para a economia brasileira e, consequentemente, a qualidade dessa produção também é essencial para o abastecimento do país e, claro, para o lucro dos produtores. No entanto, em tempos de estiagem em algumas localidades, a falta de água se torna o desafio para muitos agropecuários.
Neste caso, algumas tecnologias simples ajudam a, pelo menos, minimizar o problema com a falta de chuva. E um desses exemplos é a aposta em reservatórios de água nas propriedades rurais para ajudar.
Por exemplo, em algumas fazendas, os proprietários já estão colocando reservatórios que comportam até 250 mil litros de água. Com isso, durante o período de chuva, a água reaproveitada fica armazenada.
Quando há a estiagem, essa água que ficou acumulada pode ser reaproveitada, garantindo a melhor produtividade e evitando maiores prejuízos pela falta de chuva. E essa alternativa tem sido das mais interessantes.
Importância da água para o gado
Mas, o que a água tem a ver com a produção de leite? Tudo. Isso porque as vacas em época de lactação precisam se hidratar bem para conseguir produzir o líquido de maior qualidade.
Consequentemente, os grandes produtores agropecuários apostam nesta ferramenta para a hidratação. No entanto, esse benefício da água não fica apenas para este item específico.
Afinal de contas, a água também é usada para a irrigação do pasto. Com esse pasto de melhor qualidade, as vacas terão uma alimentação mais adequada e vão, também, produzir mais leite.
Então, uma tecnologia relativamente simples poderá ajudar a melhor a produção e dar mais lucro para os produtores e um leite de maior qualidade para o consumidor final, aumentando até mesmo a confiabilidade.
E a água também ajuda, naturalmente, na higienização do ambiente onde as vacas ficam. Tudo isso vai ajudar e ser um fator para melhorar a qualidade do produto final, sem aumento destacado de gastos.
Por exemplo, uma fazenda grande, com cerca de 100 vacas, vai consumir aproximadamente 7.700 litros de água por dia. Então, a demanda é grande e, nos tempos de estiagem, esses reservatórios se tornam importantes aliados.
Se as fortes chuvas devastaram a agricultura e a pecuária no Rio Grande do Sul, a falta delas também geram dor de cabeça e prejuízo aos pequenos, médios e grandes produtores. E esse recurso é algo que tende a crescer, garantindo uma solução definitiva para os períodos de falta de água.