Muitos amam ter a casa repleta de plantas, sejam elas de solo ou suspensas. Por isso, é cada vez mais comum vermos a famosa peperômia nas casas brasileiras. No entanto, se você não a conhecesse, isso não será um problema, pois é exatamente disso que vamos tratar aqui no blog.
Logo, hoje, 11 de maio, em Belo Horizonte, nós, da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te ajudar a entender melhor como é o cultivo. Junto a isto, veja algumas curiosidades que muitos se questionam, mas vivem na dúvida. Será que você sabe cuidar bem da espécie? Descubra logo abaixo!
Leia mais: Quer saber como plantar Mulungu? Clique aqui e saiba agora
Como cuidar de uma peperômia?
Primeiramente, vamos te mostrar como como cuidar de uma peperômia de um jeito super simples e prático, para que, quando você estiver fazendo o seu plantio, não perca tempo buscando informações. Assim, veja abaixo os principais detalhes:
- A plantinha prefere locais com meia-sombra a locais com com muito sol. Contudo, não a deixe sem uma boa luminosidade, combinado?
- Além disso, as regas podem ser apenas 2 vezes na semana ou até 3, dependendo de onde você estiver, caso a região esteja muito quente ou não;
- A adubação deve ser renovada em, no máximo, 6 meses, podendo ser a famosa matéria orgânica à base de húmus de minhoca;
- Não deixe o solo muito encharcado, então invista em uma boa drenagem e um vaso em que as raízes tenham espaço para se acomodar;
- Por fim, já que ela é considerada uma planta suspensa, busque deixar o seu vaso pendurado para os ramos ficarem pendentes.
Pode molhar as folhas da peperômia?
Nesse sentido, para responder essa dúvida aqui, você precisa entender que a água nunca deve ficar parada na sua planta. Portanto, borrifar água nas folhas é uma boa ideia, desde que você leve em conta dois fatores: não faça isso no sol, porque as folhas ficarão manchadas, e não deixe que o solo absorva essa água e esta não seja escoada. Cumprindo estes dois requisitos, molhar as folhas da sua peperômia é um meio muito bom de mantê-la saudável.
Plantio da espécie
Para finalizar, vamos, de fato, aprender a fazer o plantio, não é verdade? Para isto, opte por ter a muda em mãos. Caso você não tenha, procure comprar ou fazê-la. Sendo assim, para fazer, basta que você tenha uma espécie adulta e retire alguns brotos bem enraizados. Agora, pegue o seu vaso com uma boa terra misturada ao substrato orgânico e coloque sua muda bem centralizada.
Não se preocupe, porque é muito fácil fazer com que a peperômia cresça saudável e também é super acessível encontrar uma muda para comprar por um preço, em média, de R$ 20,00. Todavia, se você perceber que as folhas estão amareladas ou caindo muito, observe se não é a falta ou excesso de água e se a luz está sendo o suficiente.
Você já ouviu falar dela? Tem em casa? Conte para nós nos comentários as suas impressões e não deixe de conferir o link abaixo para saber em detalhes as outras novidades de cultivo que separamos exclusivamente para você! Até a próxima.