Você conhece avencas? Veja como cultivar e faça hoje mesmo

Você vai se surpreender com a facilidade!

Você conhece avencas? Veja como cultivar e faça hoje mesmo - Pixabay
0

Você já ouviu falar nas belas avencas? Originárias de florestas úmidas e escuras, elas são consideradas o tipo mais delicado de samambaia que existe. Assim, suas pequenas folhas em formato de leque atraem a muitos pela sua beleza e harmonia. Entretanto, seus cuidados são bem específicos e sua manutenção requer bastante atenção.

Publicidade

Por isso, veja hoje, 31 de janeiro, nós do Agrorural.net, vamos mostrar algumas dicas essenciais para cultivar a bela avenca em sua casa. Desse modo, continue conosco e aprenda a cuidar dessa planta tão especial!

Leia mais: Aprenda a plantar o caroço de manga? Não deixe passar estas dicas especiais, confira

Publicidade
Você conhece avencas? Veja como cultivar e faça hoje mesmo
Você conhece avencas? Veja como cultivar e faça hoje mesmo – Pixabay

Como cuidar das avencas; confira o passo a passo

Por serem tão delicadas, as avencas também são conhecidas por sua dificuldade de cultivo, já que suas folhas apodrecem ou secam de forma fácil. Porém, não se preocupe: na verdade, basta seguir o jeito correto de cuidar da planta, e você não terá esse problema. Assim, confira agora as dicas que preparamos e aposte no plantio dessa bela espécie!

Como cultivar avenca em casa

Temperatura e solo adequados

Em primeiro lugar, é importante lembrar que as avencas são samambaias originárias de florestas muito úmidas e escuras. Assim, o local ideal para cultivá-las é dentro de casa ou em varandas escuras. Entretanto, tais plantas precisam, também, de um foco de luz. Desse modo, coloque-as em locais escuros com uma incidência indireta de luz solar.

Continua depois da publicidade
Banner camara

Da mesma maneira, o solo para plantio deve ser bem úmido e rico em matéria orgânica, como cascas de ovos e legumes e húmus de minhoca. Os vasos para plantio das avencas devem ser de plástico ou de fibra de coco, e os vasos de cerâmica devem ser evitados, pois retém a umidade da planta.

Leia também: Parceria Inédita Amplia Acesso Às Soluções Agrícolas Da UPL Em Plataforma Digital, Veja

Passo a passo para cultivo

As avencas são vendidas através de pequenas mudas, que podem ser encontradas em floriculturas. Assim, coloque-as em um vaso com furos na base e uma camada de argila expandida nela, antes de inserir o solo preparado;

As avencas precisam estar sempre úmidas. Dessa forma, observe o solo diariamente e regue-o sempre que ele estiver quase seco. Em dias quentes, a irrigação deve ser feita diariamente, 2 vezes ao dia. Ademais, a rega deve ser profunda, deixando a água escorrer pelos furos do vaso e pulverizando também as folhas.

Por fim, seguindo essas dicas, seu cultivo de avencas será um sucesso!

Benefícios da avenca

O chá de avenca é um aliado a saúde, ou seja, seu consumo diário e equilibrado pode trazer diversos benefícios, entre eles estão

  1. Fortalece o sistema imune do corpo
  2. Combate o sistema respiratório
  3. O chá é desintoxitante
  4. Cabelos e pele mais saudáveis.

Se você gostou dessas dicas, leia também: Como Cultivar Bacaba Com Facilidade Utilizando Essas Dicas Infalíveis, Confira

Publicidade

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.