Não é um alimento muito comum, você pode até não conhecer, mas no nordeste é super bem falado e todos amam. A bacaba é parente do açaí e se você gosta de um, possivelmente gostará do outro. Sendo assim, que tal aprender neste método simples como cultivar Bacaba? É isso que iremos te mostrar em alguns minutos!
Por isso, hoje, 27 de janeiro, nós, do Agrorural.net, iremos te ajudar a trazer essa cultura para pertinho de você. Afinal de contas, as comidas típicas de cada região sempre ganham muito o nosso coração, não é mesmo? Leia o post abaixo com atenção e não perca os detalhes dessa espécie diferenciada!
Leia mais: Como criar o peixe pintado em tanque e ter renda, veja como funciona e saiba os cuidados necessários
Como cultivar Bacaba?
Dessa forma, para começar a cultivar Bacaba, aconselhamos que você vá pelo processo de estaquia, ou seja, a criação de uma muda a partir de uma planta já adulta. Logo, pegue um galho saudável da espécie e, em um solo bem simples, contanto que não seja alagado, ou seja, é preciso uma boa drenagem. Se você quiser incrementar uma matéria orgânica, não fará mal, mas também não há necessidade. Isso porque, a bacaba é uma espécie acostumada com solos pobres, nativa da Amazônia. Então, podemos dizer que ela é mais rústica!
Agora, coloque o galho neste solo – que tenha raízes – e espere o crescimento. Quando estiver entre 40 e 50 cm, pode passar para o local definitivo. Lembre-se de que ela é uma planta grande, uma árvore, então tenha muito espaço para cultivar. Contudo, se você quiser que fique menor, faça podas específicas para melhorar o crescimento ordenado e, em caso de dúvidas, chame um profissional da área.
Para fazer mudas de Bacaba, você pode seguir os seguintes passos:
- Escolha sementes saudáveis e maduras de Bacaba. Certifique-se de que as sementes estejam completamente secas antes de usá-las.
- Escolha um vaso ou recipiente para plantar as sementes. Ele deve ter furos de drenagem no fundo e ser preenchido com um substrato para sementes.
- Adicione água no substrato até que ele esteja úmido, mas não encharcado.
- Espalhe as sementes de Bacaba sobre o substrato e levemente pressione-as para que estejam em contato com o solo.
- Cubra as sementes com uma fina camada de substratos e adicione água novamente para mantê-las úmidas.
- Cobrir o vaso ou recipiente com plástico ou vidro para manter a umidade e colocá-lo em local quente e ensolarado.
- Manter diariamente e manter os substratos úmidos, mas não encharcados, e removedor de plástico ou vidro assim que as sementes germinarem.
- Quando as mudas têm cerca de 5-7 cm de altura, transplante-as para vasos maiores ou para o campo.
Qual a diferença entre a bacaba e o açaí?
Por fim, depois de aprender como cultivar Bacaba, você pode pensar que ela é a mesma “coisa” que o açaí, mas não é bem assim! Ambos, de fato, são do nordeste e são amplamente consumidos. No entanto, não são o mesmo alimento, okay? A bacaba possui bastante proteínas, carboidratos e calorias a mais que a carne de boi, por exemplo.
Mas e aí? Você gostou de saber como cultivar bacaba? Quer ter um gostinho do nordeste aí na sua casa, ampliar as suas culturas? Anote todas as diquinhas e não deixe de acompanhar nossos truques para facilitar os cultivos do cotidiano!
Continue lendo: Pesquisa sobre anomalia das vagens e quebramento das hastes revela novas informações