Como fazer mudas de Eucalipto: veja essas dicas infalíveis e economize

0

Hoje, nesta quinta-feira, 06 de janeiro, nós do Agrorural.net vamos mostrar como é simples e econômico fazer mudas de eucalipto em casa ou em qualquer outro lugar. Com essas dicas infalíveis, isso pode gerar uma renda no final do mês ou simplesmente produzir para uso próprio em sua propriedade, como um sítio, chácara ou fazenda.

Realmente fazer muda de eucalipto em casa não tem segredo, com poucos materiais é possível fazer boas mudas dessa planta que todos gostam. Essa muda de planta, que mais tarde se tornará uma grande árvore, tem várias utilidades, desde tratamentos medicinais até a extração legal de madeira.

Confira essa também: Como plantar Rosa do Deserto em vaso: confira essas dicas simples e eficaz

Como fazer mudas de Eucalipto: veja essas dicas infalíveis e economize
Como fazer mudas de Eucalipto: veja essas dicas infalíveis e economize / Pexels

Materiais para fazer mudas de Eucalipto

Nesse primeiro momento é preciso encontrar a semente do eucalipto para começar o processo de germinação da planta, se não encontrar na sua cidade, facilmente encontrará na internet para comprar. Em seguida prepare os ingredientes nutricionais que vão manter o crescimento e desenvolvimento da sua muda quando a mesma começar a crescer.

Nesse momento verá que é muito mais fácil e econômico do que imaginava. Os componentes são, areia lavada, substrato encontrado facilmente dentro do mato, e estrume, ou seja fezes de vaca ou cavalo, e por fim um regador e uma peneira de construção, com copos descartáveis de plástico.

Passo a passo para fazer mudas de Eucalipto

Antes de tudo, reúna a areia lavada, o estrume animal e o substrato retirado diretamente da mata, após isso peneire o substrato, para retirada do material mais grosseiro, para não atrapalhar a germinação da semente. Depois pegue o copo descartável e faça 3 furos em baixo para ajudar a drenagem da água.

O sucesso da muda vai depender da ordem que colocar os componentes no copo, pois cada qual tem uma função. Então em primeiro lugar forre o copo em 25% colocando areia, pois será o responsável pela drenagem da água. Em segundo lugar coloque 40% de estrume, pois assim como o substrato vai ser o responsável por dar os primeiros nutrientes a planta.

Em terceiro e mais importante vem o substrato peneirado em 30% do copo, na parte superficial. Assim como o estrume, vai servir como cama e alimento nos primeiros dias de vida após germinação do eucalipto. Vale ressaltar que o copo de descartável pode ser de 250 ml a 300 ml.

Não deixe essa passar: Como fazer uma horta em casa com canteiro de palete

Eucalipto na medicina

Essa grande árvore tem ricas propriedades medicinais, quem conhece sabe da importância que ela possui. Alguns tratamentos eficazes é com gripe, rinite, sinusite, asma, bronquite, pneumonia, tuberculose, febre corporal, acne entre outras doenças.

Além desses benefícios, muitas pessoas produzem para extração da madeira legal, visto que possui um crescimento muito rápido e padronizado devido seu melhoramento genético. Outros preferem plantar devido sua presença estética e exalar seu cheiro cítrico no ar.

Veja este conteúdo também em Web Stories: como fazer mudas de Eucalipto

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.