Muitos amam ter uma hortinha em casa, não é verdade? Afinal, quem não ama precisar de um alimento específico e ir lá, diretamente na fonte, colher este legume ou hortaliça? No entanto, muitos ainda não descobriram o segredo para ter uma boa horta produtiva! Se você, assim como muitos, estão perdidos e acham que as plantações não tem mais jeito, nós temos a solução para você!
Por isso, hoje, 21 de junho, em Belo Horizonte, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te ajudar nesta missão de melhorar os cultivos da sua horta gastando pouco, mas com qualidade, eficiência e sucesso! Ficou interessado, curioso e quer saber mais? Basta ler a nossa matéria completa e ficar por dentro dos pontos que farão a diferença.
Leia mais: Já ouviu falar do ruibarbo? Saiba dos benefícios e como cultivar
O que fazer para ter uma horta produtiva?
Em primeiro lugar, apesar de ter uma horta produtiva não ser nenhum truque de mágica, alguns passos são importantes para você não quebrar a cabeça em vão. O primeiro deles tem a ver com a limpeza do solo. É extremamente importante, principalmente na fase inicial do cultivo, que o solo não tenha nenhuma erva daninha, por exemplo, pois elas sugam os nutrientes que deveriam ir para os seus alimentos. A próxima dica valiosa é com relação ao conhecimento sobre cada planta. Você precisa entender quais gostam de Sol, sombra, umidade ou não. A partir desse estudo, que é preciso, suas produções vão alavancar!
Dessa forma, um próximo tópico essencial é o plantio por afinidade, você já ouviu falar? São aqueles casos em que duas espécies possuem as mesmas características de cuidado. Assim, plantá-las juntas é uma boa opção para a manutenção destas. Isso implica, também, em não plantar duas espécies muito diferentes uma próxima da outra. Veja um exemplo: se uma prefere sombra, e a outra Sol, como que as duas estarão no mesmo vaso? Estes cuidados são necessários e devem ser pensados.
Confira agora outras dicas práticas para te ajudar:
- Fique de olho nas pragas e recorra aos especialistas se perceber algo diferente nas folhagens ou alimentos;
- Organize bem o espaço para que uma plantinha não sufoque a outra;
- Não coloque muitas sementes em uma mesma cova para que não haja competição por nutrientes;
- Escolha bem os vasos para que as raízes se desenvolvam com qualidade;
- Não permita que certas plantas, como o manjericão, cresçam mais de 10 cm, pois isto prejudica a produção.
Qual e o melhor adubo para horta?
Por fim, uma das dicas para se ter uma boa horta produtiva, e que não é segredo para ninguém, são escolhas certas de bons adubos, não é? Aliás, apesar de não ter nenhum segredo nisto, muitos erram, e nós estamos aqui para te esclarecer alguns pontos. O primeiro deles é que as plantas, em sua maioria, preferem adubos orgânicos, pois o poder de absorção é muito maior. Logo, se você recorre somente ao famoso fertilizante NPK, é bom repensar!
Sendo assim, temos duas dicas:
- Húmus de minhoca: este é o coringa! Super barato e eficiente, é ótimo para todas as plantas que necessitam de um substrato rico em matéria orgânica. Entretanto, dependendo da especificidade da planta, devemos recorrer ao próximo da lista;
- Esterco bovino: o esterco é para aqueles casos em que as espécies da sua horta precisam reter uma boa umidade, ou seja, a água irrigada. Portanto, o esterco bovino é um excelente aliado, porque é rico em fibras, ideais para a retenção do líquido!
Viu só? Em questão de minutos você aprender melhor como ter uma horta produtiva e saudável! Já compartilhe com os amigos esta novidade e deixe que todos tenham acesso aos recursos básicos, mas certeiros, na hora de cultivar o seu próprio alimento!
Continue lendo: Aprenda agora mesmo com essas dicas como cultivar couve-de-bruxelas