Você certamente conhece a famosa pimenta-preta. Também conhecida como pimenta do reino, ela faz sucesso em receitas de diversos pratos salgados e é muito consumida no Brasil. Porém você sabia que seu cultivo é bem simples de se fazer em casa? Por isso, que tal aprender a cultivar essa especiaria para tê-la sempre em mãos?
Portanto, confira hoje, 09 de março, desde Belo Horizonte, as dicas que nós, da Agro e Jardim, da Agrorural.net preparamos para que você aprenda a plantar a pimenta-preta em casa, de uma forma simples e descomplicada. Assim, confira as dicas e aproveite!
Leia mais: Utilize essa técnica para plantar Quinoa com qualidade é uma boa produção
Aprenda a cultivar a pimenta-preta e incremente seus pratos
A pimenta-preta é muito utilizada em pratos como carnes e ensopados, além da finalização de massas. Assim, cultivando-a em casa, você pode tê-la sempre em mãos para as suas receitas. Além disso, essa especiaria funciona como um excelente termogênico, diminuindo o acúmulo de líquidos no organismo e o inchaço do corpo.
Da mesma maneira, a pimenta-preta é rica vitaminas A, B1, B2, C, K, niacina e flavonoides, que conferem a ela propriedades antioxidantes, analgésicas, antibacterianas e anti-inflamatórias.
Desse modo, aproveite e veja agora o passo a passo para fazer um cultivo simples dessa pimenta em casa!
Como plantar a pimenta do reino em casa
Instruções de cultivo
Solo e temperatura adequada
Para o plantio da sua pimenteira, utilize um vaso de tamanho médio, de material plástico preferencialmente e que possua furos na base. Ademais, o solo a ser utilizado deve ser fértil, drenado, com PH neutro e rico em matéria orgânica. Do mesmo modo, mantenha o seu plantio sempre em local iluminado, com bastante incidência de luz solar.
Passo a passo para o cultivo
Selecione algumas sementes de pimenta-preta, as quais você pode conseguir em lojas especializadas ou pela internet. Para fazer o plantio, basta colocá-las de forma superficial no solo, cobrindo-as com uma fina camada de solo em seguida. Além disso, você deve regar o solo diariamente, tomando o cuidado para não encharcá-lo, pois isso pode apodrecer as raízes.
A germinação das sementes ocorre em aproximadamente 15 dias. Por fim, depois de mais ou menos 80 dias você já poderá fazer a colheita das pimentas. Dessa forma, para utilizá-las em seus preparos na cozinha, basta moer os grãos com o auxílio de um moedor ou processador.
Viu como é fácil cultivar a pimenta preta em casa? Ademais, leia também: Como plantar Nabo-mexicano com este simples e completo guia