Como fazer adubo de folhas secas utilizando este método

Veja a melhor forma de reaproveitar!

0

Hoje, 13 de abril, em Taubaté, nós da Casa e Jardim, da Agrorural.net, vamos te ensinar a fazer adubo de folhas secas e reaproveitar essa matéria-prima que você tem em casa. Afinal, nem tudo que reluz é ouro, mas até aquilo que aprece descartável pode ser de grande valia. Saiba como logo abaixo!

Antes de mais nada, a compostagem é uma técnica que visa utilizar restos de alimentos, por exemplo, para adubar naturalmente a terra de plantas. Entretanto, também chama-se compostagem o processo realizado com folhas secas, afinal, trata-se também de matéria orgânica. Saiba como fazer adubo com elas!

Leia mais: Como fazer uma horta em apartamento com este passo a passo

adubo de folhas secas
Saiba como fazer adubo de folhas secas facilmente! | Canva

Saiba como fazer adubo de folhas secas facilmente!

A natureza sabe de tudo e quem trabalha com ela conhece sua sabedoria. Portanto, tudo nela funciona como um ciclo: tudo o que é vivo morre para que o novo nasça no lugar. O mesmo acontece com as plantas e, nesse caso, com as folhas dessas plantas.

Nesse processo natural, durante todos os períodos do ano, muitas folhas caem e se reúnem no solo. Especialmente em áreas de mata fechada, é possível observar esse ciclo mais de perto: esses solos costumam ser bem escuros e úmidos, o que significa que está sempre nutrido devido à matéria orgânica derivada das folhas. Assim, o solo se alimenta delas, além da retenção de umidade que elas trazem consigo. Lindo, né?

Qual o processo correto para a compostagem com folhas secas?

As folhas secas são fáceis de encontrar e igualmente fáceis de se transformar em adubo. Quanto mais celulose uma folha tem, mais demorado vai ser o processo de decomposição, que acontece devido aos fungos. Entretanto, a técnica para acelerar esse processo ajuda bastante no resultado final:

  1. Primeiramente, reúna e triture muitas folhas secas;
  2. Em seguida, pegue um saco plástico e coloque, alternadamente, camadas das folhas trituradas e serrapilheira, que é um inoculante de fungos;
  3. Por fim, você deve observar a umidade dentro do saco mensalmente. Às vezes será necessário umedecê-las, mas é bom tomar cuidado para não exagerar, pois isso pode apodrecê-las.

Dentro de quatro meses você terá o adubo perfeito para cuidar de qualquer plantinha que estiver precisando de um empurrãozinho para se nutrir.

Benefícios da adubação com folhas

Dentre o benefícios do adubo de folha secas estão o ato de suavizar solos pesados (tipo os argilosos), de forma que torna a irrigação da área mais fácil, já que promove a retenção de líquido. Além disso, estimula atividades biológicas na área, já que cria um ambiente propício para bons micro-organismos. Por último, melhora a estrutura da terra e, por isso, é considerado um condicionador de solos.

Leia mais: Como plantar amora em vaso de forma descomplicada e eficaz

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.