Colheita de girassol cai 66% no MT e 28% no Brasil

0

A safra de girassol no Mato Grosso deve perder força neste ano de 2021. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). A colheita das flores no estado de Mato Grosso deverá ser 66% menor em relação à última safra. Além disso, a safra nacional da flor também deverá ser 28% menor em relação à safra passada.

Um dos fatores cruciais para essa queda significativa foi o “milho”. Embora a plantação de girassol demanda menos água em relação ao milho, alguns produtores optaram em plantar milho, tendo em vista a rentabilidade atual do cereal. Estima-se que só o estado de Mato Grosso deva colher 13 mil toneladas de girassol nesta safra 2021.

Colheita de girassol cai 66% no MT e 28% no Brasil
Colheita de girassol cai 66% no MT e 28% no Brasil / Pexels

Safra atrasada

Em algumas localidades o grande problema foi a safra atrasada. Até porque, a safra de soja foi plantada tarde e colhida tarde também, devido as condições climáticas. No entanto, os produtores de girassol estão otimistas com o mercado. A expectativa é que o preço da flor também ganhe força na hora da venda.

Preço da saca girassol atualmente

O preço da saca de girassol comum de 60 kg, em algumas localidades está sendo vendidas por R$ 120,00 a saca. Porém, a alta foi recente, o que animou ainda mais os produtores. Levando em consideração ao mês passado que a saca de 60 kg, em algumas localidades, estava sendo vendida no máximo por até R$ 80,00.

O que é feito com o girassol

A grande parte da produção da flor é vendida para indústrias que extraem o óleo, no entanto, outra parte é para alimentação de pássaros, que são feitas com as sementes da flor. Confira outras notícias em nosso site.

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.