Hoje, 18 de abril, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar brevemente como cultivar plantas ornamentais dentro de casa. Se você é apaixonado por plantas e quer saber como cuidar das mais bonitas, confira nossas dicas abaixo e coloque as mãos na massa!
Plantas ornamentai são, em síntese, aquelas cultivadas única e exclusivamente por sua beleza. Ou seja, elas não possuem um tarefa “prática”, apenas são bonitas. Entretanto, sabemos que o trabalho de uma planta não precisa ir muito além disso, especialmente para aqueles que as amam! Quer ver como cuidar de algumas delas? Confira abaixo!
Leia mais: Como cultivar Orquídea Cattleya: com este guia vai ficar fácil
Veja como cultivar plantas ornamentais com passos simples
Como dito anteriormente, as plantas ornamentais são aquelas que possuem apenas efeito estético, sem necessariamente possuírem outras características de utilidade, como as árvores frutíferas ou de plantas de horta. Além disso, elas também são consideradas como as plantinhas que ficam dentro de casa, aquelas que você pode criar em ambientes mais fechados sem se preocupar com espaço. Veja algumas delas e dicas para cuidar!
Iuca ou yucca
A iuca é a primeira planta ornamental da lista, que possui um dos aspectos mais diferentes: com suas folhas pontiagudas e caule que faz com que ela pareça uma mini palmeira, é perfeita para colocar dentro de casa. Se você quer uma planta para não se preocupar muito, pode optar por ela. O negócio aqui é só não regá-la demais, pois suas raízes são sensíveis ao excesso de água.
Zamioculca
Se você é do tipo que ama belas folhagens, a Zamioculca é para você! Ela se desenvolve perfeitamente em ambientes escuros, inclusive em contato com ar-condicionado, por exemplo. Entretanto, é bom não exagerar na irrigação, pois um solo muito úmido pode comprometer sua saúde. Apesar disso, é lindíssima e costuma ser muito resistente.
Antúrio
Por sua vez, o antúrio é uma flor linda, muito parecida com o copo-de-leite, mas que aparece com mais variações de cores (a mais comum é vermelho, mas também tem a rosa, o vinho, amarelo e branco, por exemplo). Embora precise de regas diárias, ele não exige contato direto com o Sol, apenas que os ambientes em que estejam sejam iluminados de forma indireta, sendo excelentes para ambientes internos.
Violeta
Por fim, a violeta é uma plantinha que aparece em diversos tons de roxo – desde os mais escuros até o lilás – e pode ser cultivada em vasinhos bem pequenos. Essa vantagem é interessante porque você pode espalhá-las pela casa, inclusive colocando dentro do banheiro para dar um charme. São plantas que não exigem nenhum contato com Sol, apenas um ambiente iluminado.
E aí, gostou de saber como cultivar plantas ornamentais? Qual sua favorita? Comente!
Leia mais: Confira os tipos de orquídeas mais cultivados e como cuidar delas