Como plantar chuchu com broto? Tenha lindos cultivos se você seguir o passo a passo

Veja a melhor forma de fazer o plantio do chuchu

Como plantar chuchu com broto | Fonte: Canva
0

Plantar chuchu com broto não tem muito mistério, pois é uma mudinha que está praticamente pronta. Dessa forma, existem algumas técnicas simples que você pode utilizar para fazer com que sua planta cresça saudável e suculenta. Ao final, você terá muito o que colher e, de quebra, aprenderá uma técnica nova.

Publicidade

Por isso, hoje, 30 de janeiro, nós, do Agrorural.net, vamos te mostrar como fazer o plantio desse vegetal corretamente. Então continue nos acompanhando e não perca o passo a passo simples de plantio!

Leia mais: Como cultivar Bacaba com facilidade utilizando essas dicas infalíveis, confira

Publicidade
chuchu com broto
Como plantar chuchu com broto | Fonte: Canva

Passo a passo para plantar chuchu com broto

Primeiramente, é importante destacar que a muda do chuchu é o próprio vegetal com os brotinhos. Ou seja, se você tiver um fruto que está brotando, é um bom sinal para começar o plantio. Para saber se ele realmente está em brotação, perceba se o fruto está expelindo um umbigo esbranquiçado: é dali que saem os novos caules e raízes.

Depois disso, basta iniciar o processo de plantio. Para isso, você precisará de um vaso pequeno (somente até que ele enraíze), substrato e dos cuidados certos. Confira!

Continua depois da publicidade
Banner camara

Enraizando a mudinha de chuchu com broto

Antes de mais nada, preencha o vaso com o substrato que você adquiriu até o topo. Em seguida, você deverá colocar o chuchu com os brotos para baixo, tampando-os com o substrato, mas deixando a parte de cima exposta. A partir disso, o chuchu poderá aprofundar suas raízes e absorver bem os nutrientes.

No começo, é bom não regar o vegetal, pois é preciso esperar que as ramas comecem a sair pelo vaso. Quando perceber que isso aconteceu, você já pode começar a rega e, posteriormente, a adubação.

Leia também: Confira agora mesmo como cuidar da orquídea macaco, guia exclusivo e prático

Cuidados com a muda

Ainda no vaso, você já pode começar a adubar a planta antes de trocá-la para o local definitivo. Para isso, abra um espaço de uns 10cm no substrato e preencha com adubo de curral e um pouquinho de NPK. Depois, cubra todo o fruto com a terra misturada ao adubo e regue. Repita esse processo mensalmente, até perceber que o fruto está começando a soltar muitas vinhas que se estenderão para fora do vaso.

Transportando para o local definitivo

Por fim, o ideal é plantar o chuchu diretamente na terra, mas ainda é possível criá-lo em vasos contanto que você ofereça o que ele precisa: uma estrutura para se apoiar e crescer. Como se trata de uma planta trepadeira, é importante que ele tenha um corrimão de escada ou uma cerca para se desenvolver. Basta que ele tenha acesso ao sol direto e que você regue diariamente até que comecem a brotar novos frutos.

Benefícios do Chuchu

  1. Fonte de nutrientes: o chuchu é rico em vitaminas e minerais, incluindo vitamina C, potássio e ferro.
  2. Baixo teor de gordura: o chuchu é uma escolha saudável para pessoas que desejam perder peso, pois é baixo em calorias e gordura.
  3. Fonte de fibras: o chuchu é uma boa fonte de fibras, o que pode ajudar a promover a saciedade e controlar o apetite.
  4. Saúde do coração: o chuchu é rico em antioxidantes que podem ajudar a proteger o coração e reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
  5. Controle da pressão arterial: o potássio presente no chuchu pode ajudar a regular a pressão arterial e prevenir a hipertensão.
  6. Saúde do sistema digestivo: as fibras presentes no chuchu podem ajudar a manter o sistema digestivo saudável e prevenir problemas como a constipação.
  7. Prevenção de doenças: os antioxidantes presentes no chuchu podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer.

Em resumo, o chuchu é uma hortaliça versátil e nutritiva que pode oferecer uma série de benefícios para a saúde.

 

Leia mais: Confira agora mesmo como cuidar da orquídea macaco, guia exclusivo e prático

Publicidade

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.