Confira as opções de legumes para a sua horta caseira

Saiba quais são os melhores para o plantio em casa!

0

Procurando dicas de legumes para sua horta caseira? Quando montamos nossa hortinha, é comum que não saibamos por onde começar: será que qualquer vegetal que escolhermos vai vingar? Ou então, será que dá para plantar qualquer coisa em qualquer lugar? Essas são questões muito comuns.

Hoje, 10 de junho, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te dar algumas dicas de legumes fáceis para cultivar em casa e que não são muito exigentes. Portanto, se tem interesse em saber quais são, continue nos acompanhando abaixo e não perca essas dicas preciosas!

Leia mais: Faça isso se quiser ter lindas rosas do deserto

legumes para a sua horta caseira
Veja dicas de legumes para a sua horta caseira | Canva

Veja dicas de legumes para a sua horta caseira

A princípio, como dissemos anteriormente, antes de começar sua horta é bom pensar no que você quer plantar. Afinal, os vegetais têm necessidades específicas, o que quer dizer que nem todos vão se adaptar a qualquer espaço.

Por exemplo, se sua horta é composta de vasos, é bom plantar alimentos diferentes daqueles que necessitam de solo direto. Ou então, se você quer uma horta vertical, é bom escolher alguns que necessitam de espaços ainda menores. Vamos ver algumas dicas coringas para esse momento!

Que tal plantar chuchu?

Primeiramente, o chuchu é um legume que cresce tão fácil em qualquer lugar que comumente é chamado de praga. De brincadeira, é claro: apenas quer dizer que ele é fácil de pegar onde quer que se estabeleça. Nesse caso, é bom colocá-lo perto de algum lugar onde ele possa se escorar, pois trata-se de uma planta trepadeira.

Ademais, ele aceita bem ficar tanto em vasos quanto diretamente no solo, apenas prepare tudo o que ele necessita, como uma terra vegetal com boa adubação e fertilidade. Aliás, se quiser que ele produza bem, dê a ele um substrato (se em vaso) que seja bem leve e macio. No mais, é bem tolerante a qualquer adversidade.

Pepino dá super certo!

Em seguida, o pepino possui os mesmos princípios: apenas exige algum cantinho onde possa se escorar. Por ser um vegetal praticamente composto de água, é importante atentar-se à quantidade de regas: é bom fazer, pelo menos, todos os dias. Em dias quentes, pode ser até 2 vezes, com pouca água em ambas.

Outrossim, o melhor solo para o pepino é aquele mais argilo-arenoso, mas o mais importante é a adubação, que deve ser regada a muita matéria orgânica (adubo de compostagem é quem brilha por aqui). Uma dica legal é usar água morna para regar o solo do legume, pois isso evita amargor na hora do consumo.

Acredite: tomates também são legumes para a sua horta caseira!

Por fim, vamos acabar com a discussão: embora seja um fruto, muitas pessoas consideram o tomate um legume, visto que, diferente das outras frutas, ele não é doce. Dessa forma, vamos considerá-lo assim por aqui também, ok? Dito isso, ele também não é muito exigente, por isso é um dos mais indicados legumes para a sua horta caseira.

Nesse sentido, ele só precisa ficar em contato direto com o sol diariamente, além de regas bem generosas e uma boa riqueza de adubação. Quando regar, aliás, pode molhar as folhas e os frutos também, porque ele adora! A variedade que mais se cultiva é a do tomate-cereja.

Leia mais: Óleo vegetal extraído da soja: veja como é o processo do começo ao fim

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.