As técnicas de cultivo se renovam com o passar do tempo, assim como as tendências em decoração. Nesse sentido, o plantio de espécies em cestos tem ganhado amantes ao redor do mundo, em especial aqueles que se interessam por estilos urbanos mais rústicos e atemporais.
Se esse é o seu caso, veja hoje, 13 de março, desde Belo Horizonte, as dicas que nós, da Agro e Jardim, da Agrorural.net preparamos para que você aprenda a fazer um plantio simples de variadas espécies de plantas dentro de cestos reutilizáveis, que podem ser confeccionados em casa.
Leia mais: Como fazer com que minha orquídea floresça e cresça de forma rápida com essa…
Como plantar espécies em cestos? Confira!
O plantio de espécies em cestos é ideal para quem tem pouco espaço em casa, pois o utensílio em questão se adapta bem em qualquer canto ou mesmo pendurado em paredes. Além disso, o charme de cestos fabricados em vime ou outros materiais pode realçar a decoração de qualquer residência.
Dito isso, confira agora o passo a passo para criar um plantio em cesto!
Dicas para fazer um plantio correto no cesto
Escolha do material
Para o plantio de espécies em cestos, escolha recipientes feitos de vime, palha, fibra de coco ou crochê.
Cuidados necessários
Você precisará colocar um recipiente com furos dentro do cesto, para que ele aja como uma espécie de filtro para as regas. Da mesma maneira, tenha em mente que as espécies plantadas em quaisquer desses materiais precisarão que a irrigação seja feita com maior intensidade, já que a água tende a ser absorvida mais rápido.
Escolha bem as espécies
Nesse sentido, é importante se informar, antes de tudo, quais são as condições específicas que a espécie escolhida para plantio requer. Por exemplo, caso a planta necessite de luz em abundância, o cesto deve ficar posicionado em entradas ou janelas com incidência de raios solares.
Ademais, espécies que requerem umidade constante para se desenvolver (como é o caso das samambaias) não devem ser cultivadas nesse tipo de material.
Conheça o substrato ideal
Para o plantio de espécies em cestos, você deve conhecer bem o tipo de substrato que será utilizado no cultivo. Assim, os preparos ideais para as plantas de cestos são:
Suculentas
- 2 partes de areia grossa lavada
- 2 partes de terra comum
- 1 parte de vermiculita
Folhagens em geral
- 1 parte de areia grossa
- 1 parte de terra
- 1 parte de composto orgânico
Orquídeas
- 1 parte de terra comum
- 1 parte de composto orgânico
- Carvão moído
- Pó de xaxim
E aí, gostou dessas dicas? Ademais, leia também: Como plantar Abricó-do-Pará com estes macetes exclusivos